Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cadeias produtivas do agronegócio em debate

<p>A nona edição da PecNordeste começa hoje e reunirá participantes de sete estados e 67 municípios. Caravanas de produtores e rodadas de negócios movimentam a feira que é considerada a maior da pecuária nordestina</p>

Da Redação 15/06/2005 – Discutir saídas para os problemas enfrentados pela pecuária nordestina é o objetivo central da nona edição do com o tema Agronegócio da pecuária – gestão e desenvolvimento, que começa hoje no Centro de Convenções do Ceará. O seminário, que vai reunir segmentos como apicultura, bovinocultura, aqüicultura, avicultura para discutir o desenvolvimento sustentável das atividades, objetiva ainda viabilizar o aumento das exportações no setor.

A expectativa é que a feira receba 30 mil visitantes durante os três dias de evento. A programação da feira, que será aberta às 9 horas de hoje, inclui seminários, feiras de artesanato, exposição e rodadas de negócios. Haverá ainda oficinas de capacitação para criadores de tilápia.

Na edição de 2005, o PecNordeste irá reunir participantes de sete estados e 67 municípios do País. Representantes dos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, além de caravanas do Cariri, Inhamuns, Região Metropolitana, Sertão Central, Sobral e Serra da Ibiapaba, participarão do evento.

Uma novidade da edição deste ano é a Fazenda Sebrae que homenageia a escritora Raquel de Queiroz. Em um espaço do Centro de Convenções, foi montada uma réplica da Fazenda Não me Deixes, que a cearense mantinha em Quixadá. Nela estarão expostos produtos de apicultura e de uma típica bodega, além de galinheiro, curral e praça para apresentações culturais envolvendo violeiros e cantadores.

Segundo Torres de Melo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Feac), a edição deste ano irá discutir saídas para problemas que afetam a pecuária no Nordeste. Entre os temas a serem abordados estão alimentação, sanidade, padrão genético e manejo. Torres de Melo também espera que o evento sirva para sensibilizar as instituições governamentais para a implementação de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento da pecuária local.

As caravanas que levarão os trabalhadores rurais à feira serão organizadas pelos próprios sindicatos rurais. A expectativa é que 600 agricultores participem das palestras. Em 2004, 450 agricultores visitaram o seminário em caravanas.

SERVIÇO

IX Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) – De 15 a 17 de junho. A feira será aberta às 9 horas.

Local: Centro de Convenções do Ceará – Visitação gratuita de 8 horas às 18 horas.

Informações: 85-3273.2926 e www.faec.org.br/pecnordeste.