Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Câmara Setorial discute propostas

Braun solicitou na reunião, realizada no dia 20 de novembro, a garantia de abastecimento de milho para 2004.

Redação SI 27/11/2003 – 09h35 – Na reunião da Câmara Setorial Suínos, Aves, Milho e Sorgo, que aconteceu dia 20 de novembro, em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Amaury Dimarzio, abriu os trabalhos, destacando mais uma vez, a importância dos trabalhos da Câmara para debater, diagnosticar e encaminhar soluções para as questões que interferem no bom desempenho dos setores envolvidos. Esteve presente o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano. O MAPA fez um relato sobre a conjuntura do milho, informando a oferta e demanda da safra 2003/2004 (veja abaixo).

Como coordenador do Grupo Temático da Suinocultura, Jerônimo Fávero, apresentou as conclusões e sugestões do grupo, composto pela ABCS, ABRAS e ABIPECS, elaboradas em reunião anterior, realizada em São Paulo.

A Abipecs sugeriu ao MAPA convocar reunião de toda a cadeia, envolvendo os estados, sindicatos estaduais das indústrias, empresas de material genético, visando o estabelecimento de uma política de produção. Caso contrário, no segundo semestre de 2004, “estaremos com nova crise”, afirmou.

As reivindicações destacadas pelo presidente da ABCS, José Adão  Braun, foram o monitoramento e controle de produção de carne suína envolvendo o Governo Federal e governos dos Estados produtores e indústrias frigoríficas. Braun, destacou a necessidade de o Governo ficar atento com a garantia de abastecimento de milho para 2004. Os estoques da CONAB estão baixos e com relação milho/soja de 2,8/1, há uma forte tendência de maior cultivo da leguminosa. Outro ponto destacado foi a necessidade de se concentrar esforços na questão sanitária, que é vital para todos os setores de carne.

Ficou acertada para os próximos dias uma reunião específica para se tratar destes assuntos mais urgentes. Braun lamentou que reivindicações importantes e oportunas da ABCS e associações filiadas, feitas ao MAPA, não tenham sido atendidas, como a prorrogação dos financiamentos dos suinocultores e a inclusão dos suínos na política de preços mínimos, e alertou para as repercussões negativas que isto poderá gerar.

Oferta e demanda do milho (em mil toneladas)

 

Estoque inicial         

produção          

   importação     

suprimento  

exportação

4.969 

44.280-7%         

200   

49.449

5.000

 

Exportações até novembro
_________________

2.956.160 t.

 

Importações até novembro
_________________

610.791 t.

Preço paridade   
_________________

17,57

Estoque da CONAB
_________________

1.465.000 t.

Relação média milho/soja-hoje

2,8/1 – ideal 2/1