O Secretário de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere Moreira, informou ontem à Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) que já nesta quarta-feira tem início uma campanha nacional de esclarecimento sobre a “Gripe A”. Segundo Marcier, a campanha estrelada pelo personagem “Dr. Bactéria” começa com a seguinte frase: “a nova gripe mudou de nome”, confirmando de maneira pública e inequívoca que o Ministério da Saúde apóia integralmente a sugestão feita pela Organização Mundial da Saúde-OMS e pela Organização Internacional de Saúde Animal-OIE que condenaram o uso do nome “Gripe Suína” para a enfermidade.
Marcier revela que o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem se empenhado pessoalmente em promover o nome sugerido pela OMS e, especialmente, em aproveitar as oportunidades junto à mídia para reiterar que não existe qualquer risco de contaminação através do consumo de carne suína. Declaração nesse sentido foi também reiterada, ontem, pelo Secretário Nacional de Vigilância Sanitária, Gerson Pena.
Na quarta-feira, uma delegação de parlamentares e de dirigentes da ABCS, liderados pelo Vice-Presidente da Instituição, Irineu Wessler, vão ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pedir apoio no sentido de que as autoridades governamentais colaborem na mudança do nome tecnicamente equivocado que vem sendo utilizado por grande parte da mídia brasileira.
Hoje foi protocolada também uma carta dirigida ao Ministro da Saúde na qual o Vice-Presidente, Irineu Wessler faz um apanhado do comportamento da mídia internacional sobre o assunto e pede a colaboração do Ministro Temporão, “que tem nos dado o mais firme apoio nesse sentido e ao qual seremos eternamente agradecidos”.