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Marketing

Campanha no ES

Suinocultura capixaba avança trabalhos em direção ao aumento de consumo da carne suína dentro do Estado.

Campanha no ES

Iniciada na região da Grande Vitória, no Espírito Santo, na segunda quinzena de abril, a Campanha de Marketing “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, ação integrante do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), começa a mudar a percepção do consumidor diante do produto. A Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) em parceria com o Sebre estadual e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) já está disponibilizando novos cortes de carne suína nos supermercados Perim, em Vila Velha, e Santo Antonio, em Guarapari.  Além disso, os clientes dessas lojas também possuem a oportunidade de esclarecer dúvidas nutricionais, conhecer novas receitas e cortes e levar para casa em porções adequadas a necessidade do cotidiano.

Segundo a promotora da campanha que atua no Supermercado Santo Antônio, em Guarapari, Dayane Magri de Souza, a campanha está despertado a curiosidade e o interesse dos clientes que freqüentam o estabelecimento. “Eles vem para degustar a carne e querem saber mais sobre os novos cortes e receitas”, conta. A atendente Rosângela Gonçalves, cliente do Supermercado Santo Antônio, de Guarapari, conta que a diversidade e a praticidade dos novos cortes têm ampliado a busca pela carne. “Já costumo levar a carne suína para casa porque ela é muito saborosa e com toda essa variedade de formatos fica quase irresistível não levar o produto”, comenta. 

Avaliação das ações do PNDS no ES

Representantes das entidades responsáveis pelos trabalhos no Espírito Santo se reuniram na sede do Sebrae/ES no último dia 29 para avaliarem as ações em andamento  e planejar os próximos passos. “Temos nos empenhado para que as ações sejam potencializadas ao máximo para alcançarmos os resultados finalísticos propostos. É um trabalho de muitas mãos” afirma Leticia Toniato Simões, gerente da unidade de atendimento ao agronegócio do Sebrae/ES.

As ações propostas no plano como treinamento de cortes e inicio de campanhas em algumas redes na Grande Vitória já estão a todo vapor. A secretária executiva da Ases, Cassiana Carminati, vem dando suporte na organização para que as ações se tornem realidades. Para o coordenador do PNDS pela Ases, Nélio Hand, essa primeira avaliação dos projetos é fundamental para que tudo acontece dentro do esperado.

“O planejamento feito para o Espírito Santo está caminhando muito bem, principalmente no que se refere a articulações e metas traçadas. Tanto a Ases, quanto o Sebrae/ES são parceiros muito focados e comprometidos com resultados. Estamos animados e cientes que ainda há muito trabalho pela frente,” afirma Lívia Machado, coordenadora do PNDS, que esteve em reunião e visita aos supermercados junto aos parceiros.

Para o gestor do Sebrae/ES do PNDS, Thiago Martins Costa, a perspectiva de resultados positivos nos supermercados é muito elevada. “Os estabelecimentos têm dado atenção total à divulgação da carne suína, trabalhando com gôndolas e vitrines e investindo na visualização do espaço onde a carne está sendo comercializada. Ainda é muito precoce para falarmos de aumento no número de vendas, mas estamos confiantes em ser mais uma vez o estado em que os estabelecimentos atingiram os maiores números da campanha”, conta.

A coordenadora destaca ainda que o diferencial do plano de ações deste estado são as parcerias que a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) e o Sebrae local vem conquistando ao longo do projeto. “Isso é essencial para nós, pois são por meio dessas parcerias que as ações ganham visibilidade e nos permite atingir o consumidor”, ressalta Lívia. Exemplo disso é a parceria firmada entre a Ases e a Universidade de Vila Velha, representada pelo professor e chef, Alessandro Eller. Dentre as diversas ações, a Expovinhos, por exemplo, que acontece nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções em Vitória, vai contar com três momentos de degustação de pratos feitos pelo gastrônomo Alessandro Eller, onde dois serão feitos a base de carne suína. Além disso, os alunos do curso de gastronomia e nutrição vão assistir a palestras sobre a saudabilidade da carne suína e conhecer os cortes.