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Carne Suína

Capacitação em MG

Açougueiros de Montes Claros e Pirapora são capacitados em cortes suínos. Curso é uma parceria entre varejistas e a Suinco.

Capacitação em MG

A rede varejista de Supermercados BH, em parceria com o Frigorífico Suinco, deu início às ações de comercialização do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) da região Alto Paranaíba no ano de 2011. Junto da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap) e do Sebrae/MG Minas o objetivo da capacitação foi ampliar o mix de produtos de carne suína nos pontos de vendas.

As entidades ligadas ao PNDS articularam e realizaram o primeiro Curso de Cortes Suínos do ano, nas cidades de Pirapora e Montes Claros. “Estamos trabalhando com um planejamento estratégico que irá atingir toda a cadeia. São diversas ações que encetaram com o Programa de Qualidade Total Rural para melhorar a produtividade das granjas da região, passando por trabalhos para o Frigorífico Suinco e na parte de comercialização iniciamos com curso de cortes, onde conseguiremos fazer com que o produto seja ofertado de forma correta nas gôndolas” explicou João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.
Durante todo o dia os profissionais tiveram aulas teórica e prática com o consultor de cortes suínos Daniel Furtado, que além de mostrar a forma correta de realizar o porcionamento da carcaça suína também falou sobre embandejamento e deu dicas de preparo para os cortes apresentados. “O profissional de açougue precisa conhecer a técnica correta para fazer tanto os cortes comerciais quanto os gastronômicos, mas tão importante quanto fazê-los é apresentá-los de forma atrativa para despertar o interesse dos diversos públicos consumidores que procuram o supermercado. Nossos açougueiros gostaram bastante do Curso de Cortes Suínos e já estão colocando em prática o que aprenderam” explicou Sânzio Barbosa Trindade, gerente da loja BH de Pirapora.
Para Paulo Afonso Pimenta Silva, gerente da loja BH de Montes Claros, o curso vem ao encontro das necessidades do consumidor. “A grande dos clientes maioria busca por praticidade e qualidade e com o curso nossos profissionais de açougues aprenderam a fazer os cortes e a melhor forma de deixá-los expostos nas gôndolas. Tenho certeza que isso irá agradar ao nosso consumidor” disse.
Segundo Carlos Lanna Júnior, superintendente da Suinco, a parceria entre associações, frigorífico e o varejo trará bons frutos para a cadeia, e em especial para o Supermercados BH, pois através das próximas ações como a inserção do material de merchandising na loja será dada visibilidade aos novos cortes que serão apresentados nas lojas, além de criar demanda.