Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Carne suína aparece como opção na merenda escolar capixaba

Dez toneladas da carne foram inclusas na alimentação dos alunos de Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Carne suína aparece como opção na merenda escolar capixaba

A carne suína tornou-se, pela primeira vez, uma opção saborosa e nutritiva na merenda escolar dos estudantes da cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no Espirito Santo. Dez toneladas desse tipo de carne foram inclusos na alimentação dos alunos da região por causa da atuação da Associação de Suinocultores do Espírito Santo, em parceria com o Sebrae/ES junto à prefeitura. A informação foi dada por Marcelo Lopes presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) através do blog da entidade.

Antes da atuação das entidades, a carne suína não fazia parte do cardápio da merenda escolar das crianças. A nova conquista incentiva o crescimento da suinocultura, além de incrementar a alimentação de cerca de 23 mil crianças das 92 escolas da região.

A decisão de incluir a carne suína foi tomada após teste de aceitabilidade com os estudantes em outubro de 2011. Realizado na Escola Municipal de Educação Básica Jácomo Silotti, o teste apontou que 98% dos estudantes aprovam a carne suína como opção de merenda escolar.

A conquista obtida no Espírito Santo reforça as ações da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em busca de novos espaços para a carne suína. “Entregaremos uma proposta ao deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) para inserir a carne suína como item obrigatório na merenda escolar”, comenta Lopes.

A justificativa para esta inclusão vai desde a importância da ingestão de proteína animal de qualidade e saudabilidade da carne, até a necessidade de políticas públicas para aumentar o consumo da carne no Brasil.