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Carne suína no segmento industrial

<p>ABCS trabalha imagem da carne suína na gigante da alimentação industrial do País.</p>

Redação (22/01/07)  A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) iniciou seu programa de palestras voltadas para formadores de opinião, de 2007, com um trabalho realizado em parceria com uma das maiores empresas de produção de alimentos para o segmento industrial da América Latina  – a GR do Brasil Alimentos S A. A empresa, que serve mais de 1 milhão de refeições por dia em 300 municípios e 17 estados, teve um faturamento superior a 2 bilhões de reais em 2006.

Uma equipe formada pela professora Neura Bragagnolo, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Unicamp, e pelo Diretor de Marketing da ABCS, jornalista Fernando Barros, passou a quarta-feira, 17 de janeiro, ministrando palestras para um grupo de 60 nutricionistas, encarregados de planejamento e de suprimento da GR S A, empresa ligada ao grupo francês Accord. “O trabalho atingiu plenamente seus objetivos e tem potencial de dobrar nossas compras de carne suína, hoje em torno de 300 toneladas mensais”, comentou o Coordenador de Suprimentos da GR, Vagner Castanheira.

Para o coordenador, os preços que a GR obtém atualmente pela carne suína já tornam o produto competitivo em relação à carne bovina. Para a GR, que atende clientes do porte da Bayer, Banco Itaú, Bombril, Arno, Bradesco, Ford, Esso, Gerdau, Renault, Sadia, Toyota e Unilever, seria vantajoso dobrar a incidência de carne suína nos seus cardápios. A média atual é de uma refeição com carne suína a cada dez dias. O grande obstáculo para isso, no entanto, segundo Castanheira, é o conjunto de informações preconceituosas que cercam a carne suína, especialmente no que diz respeito ao posicionamento das nutricionistas responsáveis pelas unidades de produção de alimentos.

AS PALESTRAS

A professora Neura Bragagnolo defendeu uma tese de doutourado, em 1997, na Unicamp, comparando os valores nutricionais e a composição da carne suína com outras proteínas de origem animal. Os dados colhidos neste trabalho foram confirmados posteriormente por teses de alunos orientados pela própria professora Bragagnolo, utilizando-se de novas metodologias de aferição científica dos dados pesquisados. Durante a exposição, a pesquisadora demonstrou que a carne suína comparada a cortes equivalentes de carne bovina e de frango contém teores inferiores de colesterol e de gordura saturada.

Por seu caráter científico, apoiado em gráficos e tabelas, a palestra da professora Neura despertou grande interesse entre as nutricionistas, a maioria delas dizendo-se surpresa com os dados apresentados.

A palestra do Diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros, traça um histórico do preconceito contra a carne suína no país e discute os aspectos conceituais da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. Em função do público, Fernando escolhe um dos cinco vídeos produzidos recentemente pela ABCS sobre a suinocultura brasileira e procura demonstrar que o aumento do consumo doméstico de carne suína depende principalmente do espaço de demonstração e da qualidade da apresentação do produto no varejo.

O grupo GR S A atua em mais de 700 cozinhas profissionais em todo o país, atendendo não só a restaurantes de indústria, mas também a hospitais, escolas e áreas remotas, como unidades instaladas em mineradoras na Amazônia e em plataformas de petróleo. Somente a administração desse sistema, realizada a partir da sede da empresa nos Jardins, em São Paulo, reúne mais de 600 funcionários.

Vagner Castanheira convidou a Pif Paf, de Minas Gerais, para participar do evento, mas disse que a empresa está aberta a todos os fornecedores que queiram compartilhar esse esforço de aumento de vendas. O Presidente da ABCS, Rubens Valentini, acredita que uma ação bem sucedida no âmbito da GR tem grandes possibilidades de contaminar positivamente o mercado brasileiro de alimentação industrial, hoje responsável por 6,5 milhões de refeições diárias.