Os profissionais da Suinocultura Brasileira, representados por vários elos do segmento da Cadeia Produtiva, estiveram reunidos em Assembléia, nos dias 23 a 25 de abril de 2003, discutindo a forte crise que afeta o setor. Na ocasião foi deliberado o presente documento reivindicatório e vital para a sobrevivência da suinocultura.
Por meio da liderança da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio de todas as Associações Estaduais de Suinocultores, priorizamos as seguintes reivindicações:
– Que o Conselho Monetário Nacional (CMN) avalie as distorções verificadas na Cadeia Produtiva da Carne Suína, em especial, os preços e margens praticadas pelos diversos segmentos que a compõem;
– Que viabilize a prorrogação dos financiamentos dos suinocultores, contraída tanto para custeio como para investimento, com prazos de 5 e 20 anos respectivamente.
As reivindicações acima justificam-se pelo momento dramático vivido pelos suinocultores que a mais de 15 meses amargam pesados prejuízos, comprometendo a sua permanência na atividade. Quadro esse que se caracteriza pela pior crise da história do setor.
Esperando e contando com a sensibilidade de um governo voltado para a questão social, entendemos ser de fundamental importância a manifestação urgente das autoridades competentes no atendimento das questões acima.
Belo Horizonte, 25 de Abril de 2003
JOSÉ ADÃO BRAUN JOSÉ ARNALDO CARDOSO
Presidente da ABCS Presidente da ASEMG