Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CDA 2009 vai trazer Cônsul dinamarquês

Coordenação do evento distribuirá perto de 7 mil mudas de árvores nativas entre os dias 03 e 06 de fevereiro em Linha Tomazelli, Chapecó, e Mário Lanznaster, presidente da Alfa e Aurora, apresentará LOCOMÓVEL ao ilustre visitante dinamarquês.

Redação (30/01/2009)-  Cônsul Dinamarquês, Mr. Nicolai Prytz, que inicialmente havia projetado visitas ao estado de São Paulo para conhecer projetos viáveis de sustentabilidade ambiental, mudou de rumo e virá a Chapecó, dia 04 de fevereiro de 2009, para ampliar conhecimentos sobre sistemas, já comprovados e efetivados pela Cooperalfa, Aurora e GETER, que usam Gás Metano como fonte energética. Fabiana Rodrigues, gerente de desenvolvimento sustentável do banco japonês, Sumitomo Mitsui Brasileiro SA, e o investidor dinamarquês Mr. Daragh Munk Birch Glynn, também estarão na comitiva até Linha Tomazelli. Ainda dia 04 de fevereiro, às 14h, está prevista a solenidade principal do Campo Demonstrativo Alfa, com a presença do governador de SC, Luiz Henrique da Silveira, o secretário de agricultura de SC, Antonio Ceron, o presidente da Alfa e Aurora, Mário Lanznaster e dezenas de outras autoridades.

Conforme informou o diretor da GETER, Santiago Ibarra, “muitas ‘ferramentinhas’ tecnológicas que estão sendo ofertadas no mercado e que se propõem a solucionar questões ambientais, não passam de vergonhosos engodos, e de nada servem se não forem avaliadas num contexto maior, isto é, que garantam viabilidade econômica dos investimentos”. Ibarra, que será um dos 100 expositores do CDA/2009, é da opinião que cada projeto ambiental merece um minucioso estudo particular, a exemplo dos que foram desenvolvidos pela Coopercentral Aurora, que usa gás metano tratado e filtrado na flambagem dos suínos na Unidade de Abate FACH-II em Chapecó, e do aquecimento de leitões e cozimento de alimentos no refeitório da Unidade Alfa de Criação em Palma Sola (SC), sistema este 100% à base de energia renovável proveniente dos dejetos suínos.

 

Locomóvel

Durante a visita a Chapecó, o dinamarquês Prytz ainda conhecerá, na Agropecuária Master, de propriedade de Mário Lanznaster, em Linha Simoneto, sistemas de geração, purificação e transferência de energia elétrica (motor modelo Otto), a partir do Metano. Um dos modelos gera vapor, que movimenta o  “Locomóvel”, equipamento que aciona um gerador de energia elétrica usada na criação de suínos.

O CDA/2009, em sua 14ª edição, inicia dia 03 e vai até 06 de fevereiro em Linha Tomazelli, Chapecó e envolverá 6.500 associados especialmente convidados para palestras, aprendizagem e comprovações. Este ano, de acordo com o coordenador do evento, agrônomo Jacques Schvanbach, o tema central do CDA será o debate sobre a sustentabilidade. O slogan principal dissemina o conceito de “Desenvolver para Continuar a Vida”. O agrônomo da Alfa defende que a produção de alimentos de forma sustentável, socialmente aceitável e com viabilidade financeira, só é possível se as intenções e práticas forem integradas. “Somente assim poderemos imaginar a renovação do homem através do conhecimento e da cooperação, essência essa passada de geração em geração”.

Uso racional de agroquímicos, o re-aproveitamento de embalagens, a proteção de nascentes, o consórcio inteligente de atividades agrícolas e o reflorestamento, são alguns dos links temáticos do CDA 2009. Todo o material do evento, como sacolas, blocos de rascunho, chapéu, etc, foi confeccionado com material ecologicamente aceitável e ao término do CDA 2009 cada participante receberá, gratuitamente da Alfa, uma muda de árvore nativa.