Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

CMN deve votar política de preço mínimo para suínos dia 20

A proposição já foi encaminhada pelo Ministério da Agricultura à Fazenda.

CMN deve votar política de preço mínimo para suínos dia 20

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve avaliar se incluirá a carne suína na Política Geral de Preços Mínimos (PGPM) em sua reunião do dia 20 de fevereiro, segundo apurou o DCI.

Na terça-feira (4), o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, declarou à imprensa que a pasta já havia encaminhado a proposta ao Ministério da Fazenda.

Segundo nota divulgada ontem pelo ministério, Geller espera que a proposição seja aprovada pelo conselho.

O CMN deverá avaliar se a carne suína entrara dentro desse mecanismo ou não. Caso a proposta seja aprovada, o valor será definido posteriormente pelo próprio conselho.

A medida é uma reivindicação histórica do setor e ganhou corpo entre 2011 e 2012, quando as commodities sofreram forte valorização e encareceram os custos de produção do setor, já que a ração para suínos é composta por milho e farelo de soja. O preço mínimo do governo é estabelecido com base nos custos de produção. Quando o preço de mercado fica abaixo desse valor, o governo compra a mercadoria dos produtores pelo preço estabeelcido e compõe estoques para regular o mercado.