Redação (19/10/06) – Impulsionada pela variação de cortes as vendas na maior rede de supermercados em Mato Grosso aumentou cerca de 70% em relação a outros tipos de carne, em comparação aos números do ano passado. O aumento é resultado da parceria firmada entre Associação dos Criadores de Suínos de MT, Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), e Associação dos Supermercados de Mato Grosso.
Em setembro do ano passado foram comercializadas 18 toneladas do produto, a estimativa para este mês é vender 14 toneladas a mais que em 2005 no mesmo período. Segundo o gerente de compras de perecíveis da rede e presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Valter Yamaguchi, o aumento do consumo da carne suína se deve as ações implantadas nos supermercados como uma melhor exposição e disposição dos produtos, degustações de pratos a base de carne suína e panfletos informativos entregues aos clientes nas lojas, mas principalmente pela comercialização dos novos cortes suínos.
Entre eles estão o pernil fatiado, picanha, lombo, coxão mole, lagarto e alcatra. Embora o pernil fatiado e a bisteca sejam os preferidos dos clientes, de acordo com Yamaguchi todos os novos cortes suínos tiveram boa aceitação no mercado. “De forma geral todos eles cresceram nas vendas à medida que se tornaram conhecidos pelos clientes” disse.
Para o cliente da rede e admirador da carne suína, Manoel Alfredo Costa a disposição dos novos cortes disponibilizou “o despertar de um novo sabor”. Embora já consuma carne suína há muito tempo ele conta que os novos cortes lhe chamaram a atenção, um deles em especial. “A picanha suína é uma delícia de qualquer jeito” concluiu.
COMPROMISSO – As ações implantadas na rede fazem parte de um termo que pretende estimular o consumo da carne suína em Mato Grosso que hoje é de 14 kg per capita, muito abaixo do consumo anual em outros estados brasileiros. Assinado entre a Associação Brasileira dos criadores de suínos (ABCS), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (ACRISMAT) a ASMAT e a rede de supermercados Modelo, o termo está iniciando agora sua terceira fase: a comunicação com os clientes.
Nela serão levadas aos consumidores informações nutricionais e desmistificação do produto em depoimentos de médicos e especialistas no assunto. Uma outra oportunidade para os clientes da rede aproveitarem a nova opção no cardápio familiar são as promoções que os supermercados farão a partir deste mês.
A estimativa de vendas até o final deste ano com a implantação do termo nos supermercados da rede era de 400 toneladas, depois dos bons resultados obtidos logo no início da campanha, Yamaguchi acredita ser possível comercializar 500 toneladas até o mês de dezembro. “A parceria entre as associações e a rede proporcionaram as condições ideais para o aumento do consumo da carne suína no Estado” finaliza.
NOVA CAMPANHA ABCS Em outubro deste ano o presidente Luiz Antonio e o vice Raulino Machado estiveram em São Paulo para participar do lançamento da campanha pela ABCS, “Novo olhar sobre a carne suína”. Esta ação reúne novas estratégias de venda da carne direcionadas ao setor produtivo e varejista, e tem o objetivo de aumentar o consumo de carne suína no país. O plano deve ser estendido a todas as associações do país.