Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Condel facilita acesso de avicultores ao FCO

<p>A medida beneficia os avicultores, já que o valor vigente de 20% sobre o contrato de parceria celebrado com as integradoras vinha se mostrando insuficiente.</p>

Redação (19/09/07) –  Os conselheiros que participaram da última Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel/FCO), semana passada, em Bonito, aprovaram a alteração no critério da apuração da renda bruta para enquadramento das operações de crédito dos avicultores integrados. A discussão foi um dos momentos de destaque da reunião, que contou com a aprovação integral de todas as oito proposições em pauta – quatro apresentadas por Mato Grosso do Sul.

A medida beneficia os avicultores, já que o valor vigente de 20% sobre o contrato de parceria celebrado com as integradoras vinha se mostrando insuficiente, em função dos aumentos de custo das instalações, energia e dos serviços. A elevação deste redutor para 30%, conforme aprovação na referida reunião, vai possibilitar o acesso de novos avicultores, assim como dispensar a contrapartida que vinha sendo exigida nesta modalidade de crédito.

Com esta nova medida a Seara/Cargil, instalada em Sidrolândia, poderá acelerar o processo de implantação do terceiro turno de trabalho em sua indústria naquela cidade, isso porque seus futuros integrados passarão a ter acesso aos recursos do FCO. A mesma medida deverá também apoiar novos empreendimentos avícolas estaduais, a exemplo da Aurora, já instalada em São Gabriel do Oeste, que objetiva implantar em curto prazo um frigorífico para abate de aves em Mato Grosso do Sul.

Em apoio aos municípios da região de fronteira, extensão onde vem sendo implantada a Zona de Alta Vigilância Sanitária, o Condel alterou normas e critérios, ampliando prazos e carências dos financiamentos para possibilitar que os pecuaristas possam reter animais jovens em suas propriedades durante o período em que haverá um maior controle na movimentação de bovinos daquele espaço regional. "São instrumentos como esse que nos permitem valorizar aquela região, que será transformada em zona de excelência e não de exclusão, como muitos vêm pregando", ponderou a secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

PNDR

O Governo estadual propôs também a alteração do critério definido no Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) para efeito de enquadramento nas operações de financiamento em municípios periféricos aos maiores centros urbanos regionais. A norma vigente classifica municípios de menor renda e de frágil infra-estrutura como de alta renda, exigindo principalmente dos pequenos investidores contrapartida nos financiamentos, critério julgado incompatível com o perfil destes potenciais tomadores dos recursos do Fundo.