Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumidor é cada vez mais exigente, diz Stephanes

<p>O MAPA está investindo R$ 120 milhões no programa "Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia" até 2010.</p>

Redação (23/10/2008)- Em entrevista concedida após o lançamento do  programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse que o consumidor está cada vez mais exigente em relação à qualidade dos alimentos. “Isso é bom porque nos obriga a oferecer produtos com condições cada vez melhores, com mais qualidade naquilo que colocamos na mesa dos nossos consumidores”, afirmou o ministro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está investindo R$ 120 milhões no programa até 2010. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), são parceiros na realização desse programa que financiará pesquisas que visam contribuir para a defesa agropecuária brasileira.

Crédito – Em relação às medidas adotadas para minimizar os efeitos da crise financeira na agricultura, Stephanes disse que uma equipe do Mapa está viajando, por vários municípios de Mato Grosso, para avaliar o impacto da escassez de crédito e as reais necessidades dos agricultores para o plantio da safra. Segundo Stephanes, a falta de crédito pode atingir a agricultura em dois momentos: no plantio e na comercialização da produção.

“O governo precisa atuar para que haja o plantio e garantir a comercialização da safra, que começa daqui a seis meses, por meio dos instrumentos agrícolas que nós já temos, de acordo com a liquidez de recursos naquele momento, o da comercialização”, disse Stephanes.