Redação SI (28/08/06)- O grupo se reuniu hoje com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Quintiliano Vieira, durante a feira agropecuária Expointer, realizada na cidade de Esteio, vizinha a Porto Alegre.
Os membros da missão espanhola se reunirão na segunda-feira em Brasília com o ministro da Agricultura, Luis Carlos Guedes.
“Já tínhamos realizado uma missão comercial no Brasil. Agora voltamos para ter uma série de contatos com as cooperativas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, disse Ciuraneta.
“Fizemos alguns contatos para levar adiante um centro de genética e em quatro anos poderíamos desenvolver cerca de 300 mil porcos”, assegurou.
Além da cooperação, a missão espanhola procura oportunidades de negócios nos estados do sul, os maiores produtores de suínos do país.
“Tudo isso pode ser muito importante para a internacionalização das cooperativas espanholas”, opinou o presidente da Copaga, que afirmou que sua cooperativa possui 35 anos no desenvolvimento genético.
O projeto dos produtores espanhóis prevê a introdução no Brasil de raças suínas com boa procura entre os consumidores europeus, iniciativa que já despertou o interesse de uma empresa nacional, afirmou Ciuraneta.