Redação SI (24/08/06)- Cooperativas espanholas estão interessadas em investir em parcerias com cooperativas brasileiras em especial na área de soja, milho, rações pré-misturadas, suinocultura e melhoramento genético de suínos. Para discutir o assunto, autoridades dos dois países estiveram reunidas na segunda-feira (21), na sede da sede da OCB/MS – Sindicato e Organizações das Cooperativas Brasileira do Mato Grosso do Sul.
Na reunião estiveram presentes representantes das cooperativas Cotton Sul, Copra Sul, Coagri, Aurora, Coasgo, Copa Cento, Coavestruz, Conacentro, Coabra, e ainda autoridades como o superintendente Federal de Agricultura em MS, José Antonio Felício, o Secretário de Desenvolvimento do Ministério da Agricultura, Marcio Portocarreiro e o Adido agrícola da Embaixada da Espanha Jesus Salas Zapateiro, o presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis e o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior.
Para Ademar da Silva Junior, presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) essa parceria será muito importante para economia do nosso país e principalmente do nosso Estado que vem enfrentado há alguns meses problemas na agricultura e principalmente na pecuária, mas para ele ainda falta uma definição mais clara por parte dos Espanhóis, do que eles realmente querem do Brasil, como podemos negociar nossos produtos de acordo com as exigências de mercado e sanitárias daquele país.
A expectativa do Presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis, é que a partir dessa reunião haja um estreitamento entre os países. Régis espera que Mato Grosso do Sul faça parte dessas negociações, uma vez que o Adido Agrícola da Embaixada da Espanha já visitou outros estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Agora temos que ganhar a confiança desse país, entender quais exigências da Europa em relação ao nosso produto, e como é o processo de certificação e laboratório exigidos por eles.
O adido agrícola da Embaixada da Espanha, Jesus Salas Zapateiro, informou que o interesse de firmar parcerias entre as cooperativas deve-se ao fato da Espanha ser o maior produtor de suínos da Europa e possuir pouca disponibilidade de terras e clima desfavorável à produção de grãos a serem destinados a ração de animais. Sendo assim o interesse principal está no fornecimento de rações pré-elaboradas para serem acrescidas na suplementação alimentar do rebanho. Outro interesse é no fornecimento de soja, farelo de soja e milho, com o mesmo objetivo e ele ainda fala de possibilidades futuras como joint ventures que visa a produção de carnes e embutidos de suínos no Brasil para atender as demandas dos paises da União Européia.
A próxima reunião está marcada para o dia 28 em Brasília na sede da OCB, estará presente Márcio Freitas, presidente da OCB/Nacional, técnicos da Espanha, Marcio Portocarreiro e o Adido agrícola da Embaixada da Espanha Jesus Salas Zapateiro e demais autoridades e representantes do setores que ainda serão convidadas. Essa nova reunião terá como intenção a realização de um protocolo de intenções, para que se desenvolva mais reuniões, fóruns, seminários e intercambio entre os paises. As informações são da assessoria de imprensa da Famasul.