Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotações em elevação

Preços agrícolas sobem 0,21% em São Paulo.

Da Redação 17/11/2004 – O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores agropecuários paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia (IEA) – vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado – encerrou a segunda quadrissemana de novembro com variação positiva de 0,21%, 1,27 ponto percentual a menos que no intervalo imediatamente anterior.

Ao contrário do que vinha acontecendo, o indicador foi sustentado pelo comportamento das cotações no grupo de produtos de origem animal – que, em média, subiu 0,58%. No grupo, aumentaram os ovos (4%) e o boi gordo (1,65%).

Análise de Nelson Martin, diretor do IEA, mostra que a cotação da arroba do boi vem se recuperando no mês e chegou ao mesmo patamar de novembro de 2003. Martin observa que as exportações deverão representar 20% da produção de carne bovina em 2004, mas que o aumento da oferta e o mercado interno fraco pressionam o mercado.

No grupo de produtos de origem vegetal – que, na média ponderada, ficou estável na segunda quadrissemana do mês -, o destaque foi a queda das olerícolas (batata, tomate e cebola), que em média recuaram 39,45%. O subgrupo que inclui grãos e café caiu 0,93%.

Ver mais em www.iea.sp.gov.br