Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Criadores do RS terminam últimos lotes do frango natalino

As aves exigem atenção no manejo, conforme conta um avicultor. Frango é mais gordo, com peito e coxa avantajados.

Criadores do RS terminam últimos lotes do frango natalino

Nesta época, os aviários já estariam praticamente vazios no Rio Grande do Sul, mas por causa de tantos pedidos de última hora feitos por uma cooperativa foi preciso aumentar a produção.

Na propriedade de Sérgio Verdi quase 10 mil frangos natalinos devem ficar prontos para o abate em uma semana. As aves exigem atenção no manejo, conforme conta o avicultor. “Elas precisam de bastante luz para comerem melhor”.
O período ideal para criação vai de julho a outubro, pois os frangos desenvolvem-se mais com temperaturas na faixa dos 25ºC. Com o clima mais quente é preciso alguns cuidados especiais.
Cortinas ficam sempre fechadas para evitar que o calor externo aqueça ainda mais o aviário, ventiladores e nebulizadores ficam ligados o tempo inteiro.
O frango natalino tem este nome porque a ave sai da granja pesando cerca de 3,5 quilos. Ela tem o peito bem avantajado e coxas grande. Muito consumidas nas ceias de Natal, para adquirir estas características, as aves tiveram as linhagens modificadas geneticamente. O trabalho de acompanhamento leva oito anos.
Na entrega, o produtor recebe R$ 0,70 centavos por ave. A produção da cooperativa é vendida para todo o Brasil e só este ano serão comercializadas 3.500 toneladas de carne, 9,5% a mais do que em 2010.