Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Criadouros clandestinos de suínos são interditados em SC

<p>Duas propriedades de Itajaí foram flagradas sem licença sanitária.</p>

Redação (17/01/07) – Foi realizada hoje uma vistoria em fazendas criadoras de suínos na região de Itajaí. Pelo menos duas propriedades foram interditadas devido a maus-tratos aos animais e por não possuírem licença da Vigilância Sanitária.

Em uma das propriedades, foram encontrado animais doentes e equipamentos que demonstram que os suínos eram abatidos no local. De acordo com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a carne era comercializada na região.

Os donos da fazenda afirmam que apenas faziam trocas entre produtores. Cerca de 250 suínos estavam em um local onde caberia menos da metade. Os donos da propriedade afirmaram que mantêm a criação há três anos.

Outra propriedade com 85 animais também foi interditada. Ainda serão vistoriados outros três criadouros. A preocupação da Cidasc, da Vigilância Sanitária, do Instituto Catarinense Animal e da secretaria de Obras é com a disseminação de doenças.

Os suínos serão levados para um abatedouro em Jaraguá do Sul. Eles serão incinerados e transformados em farinha para ração animal.