Após ação empreendida pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vetou o Projeto de Lei 1.133/2007, aprovado pela Assembléia Legislativa no último dia 10 de junho. A lei determinava a adoção da criogenização (processo de congelamento rápido) para as aves produzidas e comercializadas nos supermercados e demais estabelecimentos no Estado.
A Abef, por meio de ofício encaminhado ao governador Sérgio Cabral Filho, esclareceu que o processo que os frigoríficos brasileiros adotam hoje, por etapas, já é plenamente aceito pelos 153 mercados para os quais país exporta carne de frango, incluindo União Europeia e o Japão. Segundo a entidade, a criogenização não impediria eventuais fraudes, uma vez que não é no processo de congelamento e sim nas etapas que o antecedem que tal poderia ocorrer.
“A decisão ratifica a posição da Abef de que o processo utilizado hoje é confiável e atende as especificações do Ministério da Agricultura, e de organismos internacionais”, afirmou o presidente executivo da entidade Francisco Turra.
– Com informações da Insight.