Redação (20/03/07) – O presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina e diretor administrativo e financeiro da Coopercentral Aurora, Neivor Canton, disse que a agroindústria já deixou de enviar mercadoria aos portos.
SC já não exporta desde dezembro de 2005. Mas as agroindústrias catarinense também tem unidades no RS, que estavam voltadas para o mercado russo.
A Aurora mantém os abates. No entanto, Canton já admite que o setor deve começar a pensar em reduzir sua produção.
Isso porque o mercador russo há dois anos já vem dando demonstrações de que pretende substituir as importações para incentivar a produção local. O resultado é uma queda nos preços, que já caiu cinco centavos neste mês e, deve cair mais cinco centavos nos próximos dias.
Uma manifestação será realizada na sexta-feira (23-03), em Seara. São esperados 2,5 mil produtores. Segundo o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Wolmir de Souza, o objetivo é mobilizar as lideranças políticas para que seja liberada uma linha de crédito para manutenção dos suinocultores. A proposta é manter o setor produtivo na esperança da abertura da União Européia, prevista para maio.