Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso aborda a fabricação de embutidos e defumados de carne suína

<p>Com a realização do evento, os suinocultores do Mato Grosso recebem incentivos para comercializar produção em Sorriso.</p>

Redação (30/11/2007)-  A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural e outras entidades, promoveu essa semana, um curso de 40 horas que abordou, na teoria e na prática, a fabricação de embutidos e defumados de carne suína. O curso, voltado aos pequenos criadores de suínos e demais produtores interessados no assunto, teve como principal objetivo o esclarecimento e a orientação dos criadores para que a atividade obtenha um maior rendimento.

Os alunos aprenderam a fabricar produtos derivados da carne suína como bacon, costela, salame, calabresa, lingüiça, copa e até queijo, todos defumados.Foram repassados ainda, os cuidados especiais com a higiene e o manuseio da carne suína, bem como, a importância do processo de confecção das peças e os cuidados em relação à temperatura da carne, temperos, embalagens e armazenamento.

O curso levantou o interesse em criar, futuramente, a instalação de uma pequena fábrica de defumados e embutidos em Sorriso. O produtor Edmar Correa, que possui uma propriedade no Assentamento Rural Jonas Pinheiro, decidiu, junto com mais dois colegas, investir no mercado de carnes a partir de uma pequena produção que deve começar em breve. “Surgiu neste curso uma idéia que vai nos gerar mais renda a partir da comercialização de nossos produtos”, comemora o produtor.