Redação (21/08/2008)- Dez adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, no Centro da Juventude Esperança (CJE), unidade de internação da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), receberam na manhã de ontem, 19, certificados de conclusão do curso de avicultura básica. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Funac e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“A intenção é criar um ambiente favorável para que estes adolescentes retornem ao convívio social com perspectiva de trabalho e renda”, justificou a presidente do órgão, Elisângela Cardoso. A garantia de qualificação profissional aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas é um direito garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 18 anos no mês passado.
O representante do Senar/MA, Antonio Figueiredo, disse que a parceria com a Funac é um trabalho pioneiro da instituição, que pretende levar aos jovens uma forma de trabalho honesto e lucrativo. “Estamos concluindo o curso de avicultura e iniciando o de olericultura para que estes adolescentes tenham oportunidade de trabalho e possam, de forma mais rápida, conviver em sociedade”. Estavam presentes também à solenidade o diretor do CJE, Alexsandro Farias de Sousa, o instrutor do curso de horticultura, Júlio César; de técnicas agrícolas, Eraldo da Costa Rodrigues, além de diretores e professores pedagógicos.
O Curso de Avicultura Básica teve início no dia 30 de julho e encerrou 8 de agosto. Na grade do curso, temáticas como: Histórico da Avicultura; Sistema de Criação; Raças e Variedades; Classificação das Aves; Instalação Básica para a Avicultura; Equipamento Básico para Avicultura; Manejo do Aviário, Alimentar, Reprodutivo e Sanitário; Principais Doenças na Avicultura; Métodos de Vacinação e Comercialização.