O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, anunciou ontem (12/11) o repasse de R$ 5,16 milhões para apoio ao fortalecimento do sistema de defesa animal e vegetal do Piauí, na solenidade de abertura do Circuito Pecuário Nordeste 2009.
Na presença do governador Wellington Dias, o secretário assistiu a apresentação sobre a evolução da defesa agropecuária estadual. “Os interesses nacionais prevalecem quando se trata do combate à doença. O Brasil precisa ficar livre da febre aftosa. A mudança na classificação de risco baseia-se em critérios eminentemente técnicos e todo o processo deve estar documentado”, salientou Kroetz.
A reunião prosseguiu com apresentações individuais de agências e institutos de defesa agropecuária dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além da experiência da Bahia e Sergipe como áreas livres da febre aftosa com vacinação.
Os trabalhos terminam hoje (13/11), com a apresentação do programa de defesa agropecuária nos estados do Nordeste para 2010.