Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Depois da carne, é a vez dos ovos inflacionarem no mercado em MG

As granjas de Minas Gerais reajustaram a valor do produto em aproximadamente 12% a mais que a variação comum.

Depois da carne, é a vez dos ovos inflacionarem no mercado em MG

Além da carne ficar 7% mais cara em 2015, agora é a vez dos ovos sofrerem a valorização. Com aumento no custo de produção, granjas de Minas Gerais reajustaram a valor do produto em aproximadamente 12% a mais que a variação comum. O preço surpreende comerciantes e compradores.

Na avaliação do presidente da Associação dos Supermercadistas de Uberaba (Assuper), Matusalém Alves, o aumento dos insumos e com o dólar em alta, muitos produtos acompanham a tendência de valorização. Isso porque os custos das granjas fornecedoras acompanham o aumento nos investimentos de mãos de obra e logística. “Não acredito que seja uma crise, mas com o custo de produção subindo fica difícil das granjas segurarem os preços”, pontuou o presidente.

Apesar do aumento em uma gama de produtos comercializados nos supermercados, o presidente da Assuper descarta a possibilidade de crise no setor ou de aumento de mais preços. “Com os preços altos, o consumidor passa a dar preferência a outros produtos e considera até ao corte destes alimentos nas refeições. Se existe uma redução do consumo, a tendência é estacionar nesta linha de preço, pois não tem porque o produto inflacionar se não há procura”, finaliza.

A dúzia de ovos de granja foi cotada no mercado de Uberaba nesta quinta-feira (23) a R$ 5,70. Já o valor para os ovos caipiras foi de R$ 7,00. Ao observar o mercado, mesmo com acréscimo considerável, Matusalém ainda aposta no ovo como uma opção viável para o consumidor, bem como a carne suína e o frango.