Redação (14/12/05) – Ocorreu na manhã desta quarta-feira (14/12), a reunião com a diretoria da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em Concórdia (SC). Na pauta do dia, constou: Avaliação do ano de 2005; Créditos de Carbono; Certificação de Granjas; Metas 2006 e almoço de confraternização.
Um dos primeiros assuntos discutidos e esclarecido aos demais foi a divisão do Núcleo Regional Oeste, que foi dividido, criando o Núcleo Regional da Associação dos Municípios do Alto Irani, Amai, com sede em Xanxerê e foi eleito presidente, Adair Trevisan.
Outro tema, e ao qual houve várias considerações e depoimentos, foi sobre a questão ambiental e cada regional destacou como estão os trabalhos de implantação do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura. O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido na regional do Extremo Oeste, onde os produtores estão chamando para si as responsabilidades, fazendo os trabalhos andarem com sucesso e numa velocidade maior que os outros. “Naquela região, a equipe foi audaciosa e buscou evoluções na minuta do Termo e com certeza terão sucesso”, destacou o presidente. Souza lembrou ainda que o Ministério Público pediu que até julho todas as regiões e Santa Catarina, estivessem com o TAC assinado, porque só terá direito à Guia de Trânsito Animal, GTA, quem tiver licença ambiental.
Créditos de Carbono Ainda dentro do assunto meio ambiente, foi abordada a comercialização dos Créditos de Carbono. A novidade é que durante a realização do Tecnoeste, no final de janeiro, vai ser implantado um sistema móvel de biodigestor, para que os produtores conheçam o sistema. Acompanhando a estrutura, serão ministradas palestras sobre o assunto, esclarecendo os produtores sobre os Créditos de Carbono. Souza lembrou ainda que esta estrutura será levada para outros dias de campo de outras cooperativas e eventos do gênero em todo o Estado de Santa Catarina, reforçando que só os produtores que tem licença ambiental, poderão comercializar os créditos de carbono. A reunião encerrou-se às 13 horas, com almoço de confraternização entre a diretoria.