Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em pleno desenvolvimento

Com uma avicultura nova e altamente tecnificada, Goiás ostenta hoje os maiores índices de crescimento da atividade no Brasil. Veja vídeo.

Redação AI 19/04/2004 – A atividade avícola vem desenvolvendo-se rapidamente em Goiás. Desde 1990, a avicultura goiana vem registrando índices de crescimento poucas vezes visto no País. O Estado possui atualmente mais de dois mil avicultores de corte, totalizando um plantel de 40 milhões de aves, e cerca de 12 empresas de produção de ovos, com 5,4 milhões de poedeiras.

Com um abate estimado em 17 milhões de aves por mês, Goiás conta com 12 frigoríficos em operação: quatro com Inspeção Federal e oito com Inspeção Estadual. Ao mesmo tempo, são produzidas mensalmente no Estado cerca de 350 mil caixas de ovos de 30 dúzias.

Importância econômica da atividade

A avicultura ocupa hoje a 2a. colocação no ranking agropecuário do Estado, sendo superado apenas pela bovinocultura (de leite e de corte), atividade tradicional em Goiás. Atrativos como o potencial agrícola (grande oferta de grãos), localização geográfica e consequente vantagem logística, clima, topografia e infra-estrutura fazem da região uma das áreas mais promissoras para o setor no País.

Saiba mais sobre as potencialidades da avicultura goiana na entrevista de Uacir Bernardes, vicepresidente da Associação Goiana de Avicultura.