Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa lança Ciência para a Vida, 6a Exposição de Tecnologia Agropecuária

<p>A idéia é mostrar a contribuição de empresas e instituições, que compõem o sistema para a modernização do setor, no aumento da produtividade e na melhoria de vida do cidadão.</p>

Redação (18/09/2008) – Durante nove dias, entre 20 e 28 de setembro, conhecimento e diversão se misturam em um único lugar, na Ciência para Vida, 6ª Exposição de Tecnologia Agropecuária, maior evento que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove a cada dois anos. Nesta edição, em que a exposição completa 10 anos, o desafio é torná-la uma opção de diversão inteligente.

A abertura oficial será na sede da Embrapa, em Brasília, nesta terça-feira (23), às 15h30. O Ciência para a Vida é uma oportunidade de mostrar à sociedade o que a Embrapa e instituições de pesquisa têm feito para melhorar a vida no campo e na cidade. Os visitantes conhecerão tecnologias e inovações em pesquisa agropecuária no Brasil e as perspectivas e desafios da atualidade e do futuro. A exposição contará ainda com diversas atrações como gastronomia, música, teatro e artesanato.

Participam expositores como os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Agrário; instituições nacionais e internacionais de pesquisa voltadas à Ciência e Tecnologia, universidades e empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio.

Parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), coordenado pela Embrapa, também estarão presentes. A idéia é mostrar a contribuição de empresas e instituições, que compõem o sistema para a modernização do setor, no aumento da produtividade e na melhoria de vida do cidadão.

Agricultura Tropical – O segundo volume da coletânea “Agricultura Tropical: quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas” será lançado na abertura da mostra. A publicação, editada pela Embrapa, trata das principais inovações técnicas e científicas dos últimos 40 anos. O primeiro volume foi lançado em maio, durante a festa de comemoração dos 35 anos da Embrapa.

Criatividade Científica – Entre os dias 24 e 26, o 1º Simpósio sobre Inovação e Criatividade Científica da Embrapa reunirá pesquisadores e analistas da empresa, que discutirão formas diferenciadas de responder aos problemas da pesquisa agropecuária.

Realidade virtual –  “O Presente do Futuro” é a mostra criada especialmente para o espaço reservado à Embrapa n Ciência para a Vida, em que o real e o virtual se unem para colocar o futuro diante do visitante. Idealizada por Marcello Dantas, com experiência em mostras nacionais e internacionais, reúne projetos de pesquisa atuais e em desenvolvimento.

O projeto futurista, além de mostrar os resultados das pesquisas, aborda questões da ciência para o grande público, que será chamado a tomar decisões sobre temas em discussão pela sociedade e relativos ao futuro da humanidade. Os visitantes serão motivados a refletir sobre os desafios da pesquisa diante de temas como as mudanças climáticas, meio ambiente e água, e a conhecer os problemas e as soluções para questões como alimentos, homem, energia e fibras.

Festival Gastrônomico – Nesta edição o público gourmet poderá conferir pratos sofisticados com ingredientes típicos dos biomas brasileiros, elaborados por renomados chefes de cozinha de Brasília. Durante o Festival Gastronômico serão apresentadas 35 receitas em homenagem aos 35 anos da Embrapa.

Imigração Japonesa – No pavilhão internacional, o Japão será homenageado pelo centenário da imigração. A idéia é mostrar os resultados da cooperação entre os dois países e a contribuição dos imigrantes para a história e para a agricultura do Brasil.

O tema será abordado também na Vitrine de Tecnologias, ressaltando a integração entre a pesquisa, a extensão e o setor produtivo. A vitrine é uma exposição temática que tem o objetivo de aproximar o público urbano da produção agropecuária brasileira, com a demonstração ao vivo dos resultados da pesquisa.

Arte – Música, dança e teatro serão outras opções de diversão. Na programação principal, seis shows temáticos com sons dos biomas brasileiros  animarão os presentes.

Desenho – A “Oficina de Desenho Científico Frutos Secos do Cerrado” com o ilustrador Álvaro Nunes, está marcada para sábado e domingo (20 e 21). Podem participar artistas, estudantes e profissionais com conhecimento em desenho.

Café – Para os amantes do café, a exposição oferece cursos como o de barista, como “transformando grãos em ouro”, “qualidade do café em casa”, “conhecendo os sabores do café” e “cafés especiais do Brasil – uma nova realidade no mercado de cafés”.