Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa participa de eventos estaduais do agronegócio

Entidade visa divulgar suas tecnologias desenvolvidas para o setor.

Redação (06/03/2009)-  A Embrapa Clima Temperado participa, durante a primeira semana de março, de dois eventos com a finalidade de mostrar suas tecnologias desenvolvidas para serem aplicadas em lavouras de arroz. A “Expoagro Afubra 2009” acontece em Rio Pardo, entre os dias 4 e 6 de março e a “19° Abertura Oficial da Colheita do Arroz”, que será realizada em Cachoeirinha, de 5 a 7 desse mês. Dentre as tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa estão às relacionadas ao projeto Marca – Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado, envolvendo a época de semeadura, atividade de semente, controle de plantas daninhas, adubação de base e cobertura, manejo de água para lavouras de arroz, entre outros temas.

Em Cachoeirinha, a equipe da Embrapa Clima Temperado e os pesquisadores Ariano de Magalhães Júnior e Paulo Fagundes, vão esclarecer dúvidas sobre a população de plantas para as cultivares de arroz irrigado. A ênfase será para as cultivares recentemente lançadas: BRS Querência e BRS Atalanta; abordando suas peculiaridades para ajudar o agricultor em relação ao manejo da lavoura. “Atualmente, nossa preocupação é apresentar práticas de manejo que maximizem o potencial produtivo dessas variedades”, afirmou Ariano. Entre as diferentes formas de manejo, o pesquisador destacou a relevância da densidade de semeadura, ou seja, a economia gerada para o produtor devido ao uso de sementes de qualidade. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Paulo Fagundes, destaca que atualmente o manejo é diferenciado devido à ampla variedade de cultivares que existem oriundas dos genes inseridos nas lavouras. “A Embrapa dispõe de cultivares de ciclo da emergência à maturação, que variam de 100 a 140 dias, o que é importante para o agricultor, pois isso permite que ele possa diversificar o ciclo de suas cultivares, o que é indicado para uma lavoura de arroz”, acrescenta. Além disso, na quinta (5/3), acontece no Auditório “B”, às 14h30min, a palestra técnica intitulada “Uso eficiente da água na Lavoura de Arroz Irrigado”, ministrada pela pesquisadora Walkyria Bueno Scvittaro.

Em Rio Pardo, no estande da Embrapa técnicos e o pesquisador José Petrini estarão atuando, em frente às Unidades Demonstrativas, esclarecendo dúvidas, benefícios e vantagens das cultivares de arroz desenvolvidas pela Embrapa e das tecnologias do projeto Marca. De acordo com Petrini, além da BRS Querência e BRS Atalanta, durante o evento, a BRS Fronteira (ciclo longo) será destaque. ”Essas cultivares proporcionam maior retorno econômico ao produtor, em função de apresentarem algumas vantagens, tais como: menor densidade de semeadura, menor uso de agrotóxicos e fertilizantes nitrogenados, além de redução do uso da água de irrigação”, informou Petrini. As informações são da Embrapa Clima Temperado.