Redação (26/03/07) – A cerimônia de entrega será no Palácio do Planalto, às 11h30, e contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de convidados e autoridades.
O Prêmio Qualidade do Governo Federal, instituído em 3 de março de 1998, é uma das ações estratégicas do Programa da Qualidade no Serviço Público. Sua finalidade é reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional e se destaquem por práticas de excelência em gestão. Para tanto, o Prêmio realiza ciclos anuais de premiação, quando as organizações públicas se candidatam de acordo com instruções previamente estabelecidas.
A Embrapa Suínos e Aves, após participar de três edições do prêmio, foi premiada na Faixa Bronze, Categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista. O Prêmio serve para validar e reconhecer um sistema de gestão que vem sofrendo melhorias ao longo do tempo e foi obtido graças à participação direta e indireta de todos os colaboradores.
O relatório gerado pelos examinadores do Prêmio servirá como base para elaboração do Plano de Melhoria de Gestão que, juntamente com o Sistema de Gestão da Qualidade, que já está em implantação na Unidade, proporcionará um contínuo aperfeiçoamento do modelo. "É como uma corrida de bastão, onde cada gestão assume um trecho do percurso, recebendo o bastão de quem veio antes e procurando fazer o melhor para que a próxima etapa percorrida seja sempre melhor que a anterior, seguindo em uma mesma direção rumo à excelência", afirma o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Antonio Pereira de Figueiredo.
Modelo de excelência – O processo de avaliação da gestão de cada candidata tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Esse Modelo está alinhado com o “estado da arte” da gestão contemporânea, ao mesmo tempo em que responde às exigências próprias da natureza pública das organizações nacionais.
Dessa forma, o Prêmio Nacional da Gestão Pública tem mantido as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado em mais de 120 países. São os mesmos critérios que servem de parâmetro para prêmios como o Prêmio Nacional de Qualidade (Brasil), o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade e o Prêmio Malcoln Baldrige National Quality Award, dos Estados Unidos.
Reconhecer por meio do Prêmio Nacional de Gestão Pública significa destacar, dentre as organizações participantes de um ciclo de premiação, aquelas que evidenciam melhoria gerencial na direção da inovação, da redução de custos, da qualidade dos serviços e da satisfação do cidadão.
Voluntários nas bancas examinadoras – A cada ciclo do Prêmio, bancas examinadoras e juízes desenvolvem um trabalho voluntário de análise com a duração de 32 mil horas. Nesse item, a Embrapa Suínos e Aves também é reconhecida pelo trabalho voluntário desenvolvido pela analista Lorien Eliane Zimmer que, na mesma ocasião, em evento paralelo, será homenageada com a “Medalha Voluntários da Rede Nacional da Gestão Pública – 2006”, conferida em reconhecimento ao relevante apoio às ações do Gespública.
Em 2006, quase duas mil pessoas foram treinadas para trabalhar no processo, que contou com o apoio de 24 organizações parceiras em 19 Estados. As organizações premiadas e reconhecidas nesse ano tiveram a aprovação do Conselho do Prêmio Nacional de Gestão Pública.
Categorias e reconhecimento – O Prêmio já reconheceu 105 organizações, sendo que o ciclo 2006 revelou um notório progresso em termos de adesão ao Gespública, estabelecendo um recorde nesse ano: cerca de 2.800 instituições inscritas.
São três as faixas de reconhecimento: Bronze, Prata e Ouro, reconhecimento traduzido pela entrega de uma placa que contém o símbolo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública de acordo com a faixa de reconhecimento alcançada pela organização. Os reconhecimentos são concedidos às organizações que obtiverem o melhor conjunto de pontuações em cada categoria dentro do limite estabelecido para o reconhecimento, previamente definido pela Banca de Juizes.
Os participantes da cerimônia do dia 28 deverão receber um kit informativo sobre as cadeias brasileiras de suinocultura e avicultura, que contém também um avental com o símbolo do PQGF, preparado pela Embrapa Suínos e Aves, União Brasileira de Avicultura-UBA, Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango-ABEF, Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína-ABIPECS e Associação Brasileira de Criadores de Suínos-ABCS.