Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empreendimento

Ideal Porc gera sinergia com pequenos produtores no Mato Grosso e acordo com o Carrefour.

Redação SI 27/07/2004 – 06h49 – Além da assinatura do acordo para fornecimento de carne suína Natural Pork para o Carrefour, a inauguração da Granja Ideal Porc, na Fazenda Ribeiro do Céu em Nova Mutum (240 km de Cuiabá, Mato Grosso), reservou outras surpresas para os convidados. Numa iniciativa inédita, a Ideal Porc assinou um contrato com a Conppai (Cooperativa de Novos Produtores Parceiros Integrados) durante o ato de inauguração. A iniciativa abre as portas para os funcionários da granja e moradores da região terem seu próprio negócio, ao permitir que eles mesmos engordem os suínos dentro do sistema de produção Natural Pork e os comercializem para abate.

“É esta a reforma agrária que dá certo no Mato Grosso”, comentou em seu discurso o empresário Otaviano Pivetta, responsável pelo Grupo Otaviano Pivetta que, em parceria com a Genetiporc do Brasil, responde pela Ideal Porc.

A Conppai prevê investimentos na ordem de R$4 milhões na construção de instalações, infra-estrutura e aquisição de equipamentos para terminação de suínos. “Já num primeiro momento, deveremos gerar cerca de 40 empregos diretos e indiretos, consumir mais de 12 mil toneladas de milho e 3 mil de soja”, informa Ernesto Pedrollo Neto, diretor presidente da cooperativa.

COBERTURA INTERNACIONAL

Com tantas novidades, a inauguração da Ideal Porc mobilizou a atenção do agronegócio nacional e internacional na sexta-feira. Afinal, não bastasse a cobertura da mídia impressa local e do Sul do País, e a presença de quatro emissoras de TV (Globo, Record, SBT e Rede TV), a BBC de Londres e a DTN (maior agência especializada em agronegócios no mundo) realizaram a cobertura da inauguração.

Também participaram do evento o cônsul geral do Canadá, sr. Ronald Davidson, o governador do MT, Blairo Maggi, acompanhado de comitiva de cinco secretários de Estado (Desenvolvimento Rural, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Planejamento e Administração); o presidente da Genetiporc no Canadá, Bernard Couture, e o diretor de agronegócios do Carrefour, Arnaldo Eijsink, dentre outros.

CARREFOUR

“Vamos oferecer aos nossos clientes, inicialmente de São Paulo, uma carne suína com qualidade diferenciada e capaz de atender aos mais exigentes mercados consumidores do mundo”, disse Eijsink em seu discurso na inauguração da Ideal Porc.

“Em teste de degustação comparativo com outras carnes, o Carrefour apurou junto a potenciais consumidores que a Natural Pork, produzida pela Ideal Porc, é a carne suína mais atraente e a preferida. Esses consumidores afirmaram que certamente a comprariam no supermercado”, afirmou o diretor da rede internacional.

Obtida por meio do sistema Natural Pork, isto é, com regras de criação que garantem o equilíbrio do meio ambiente, o bem-estar do animal e um produto saudável e de máxima qualidade, a carne suína gerada a partir dos animais Ideal Porc vai levar o selo “Garantia de Origem Carrefour”. Ela estará, já no mês de agosto, em 17 hipermercados da rede em São Paulo: na capital e nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí, São Vicente e Osasco.

O selo “Garantia de Origem Carrefour” é um certificado de qualidade de alimentos saudáveis, produzidos por fornecedores que preservam o ambiente e mantém uma relação socialmente correta com seus funcionários e a comunidade.

IDEAL PORC

O objetivo da Ideal Porc é vender material genético para o efervescente negócio brasileiro de criação de suínos. Por sua vez, os animais não destinados à reprodução serão abatidos dentro do sistema Natural Pork, já utilizado na América do Norte. No Brasil, está sendo desenvolvido e apresentado ao mercado pela Intercoop (Integração das Cooperativas do Médio Norte de Mato Grosso Ltda.), Genetiporc do Brasil, Vitagri, Granja Ideal Porc, Copermutum e Cooagril.

Toda a tecnologia de produção e o projeto da granja Ideal Porc são assinados pela Vitagri. Com sede em Apucarana (PR) e escritório em Lucas do Rio Verde (MT), a Vitagri atua há mais de 15 anos com projetos de suinocultura e, atualmente, também avicultura, no mercado brasileiro – em especial no norte do MT, ajudando produtores de soja a agregar valor à proteína vegetal.

Por sua vez, a canadense Genetiporc, instalada desde 1997 em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), fornece as bisavós e avós que povoam a Ideal Porc, numa parceria assinada com o Grupo Otaviano Pivetta. As matrizes suínas Genetiporc são livres dos genes do estresse e da perda de água após o abate, garantindo assim boa coloração e qualidade da carne. Além disso, seus animais são de alta prolificidade, com potencial para produzir até 30 leitões/fêmea/ano.