Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro empresarial da avicultura

<p>Evento em Descalvado (SP) será no dia 30 e terá, entre os palestrantes, Pratini de Moraes.</p>

Redação (17/11/06) – O já tradicional encontro técnico de Descalvado (SP) será realizado no próximo dia 30 e centralizará as discussões em torno de três assuntos: perspectivas para a avicultura mundial, influenza aviária e o cenário para a carne brasileira no mercado internacional e entre os palestrantes terá o ex-ministro e presidente da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Pratini de Moraes. 

O evento chega a sua décima edição e, pela amplitude que alcançou, passou a ser chamado de Encontro Técnico-Empresarial da Avicultura Brasileira. Irá reunir participantes e especialistas de outros países, além de representantes de toda a cadeia produtiva nacional. Será realizado no Nosso Clube, na rua 22 de abril. 

O encontro será aberto às 9h30 pelo diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, Antonio Guilherme Machado de Castro. O centro é vinculado ao Instituto Biológico e à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As três palestras do evento serão seguidas de debate. 

Às 10 horas será proferida a palestra Perspectivas da Avicultura Mundial por Rick Greubel Jr, vice-presidente para a área internacional da Tyson Foods, maior empresa de carne de frango do mundo, com vasta experiência em marketing e comércio mundial. Como debatedores, participarão o presidente da Globoaves, Roberto Kaefer, o presidente da ABEF (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), Ricardo Gonçalves e o consultor Osler Desouzart, da O.D Consulting. 

Às 14h, o tema Influenza aviária: a experiência asiática será abordado pelo especialista em sanidade animal e gerente da Ceva Animal Health Ásia Pacific, Marcelo Paniago. Os debatedores serão Ariel Mendes, vice-presidente técnico-científico da UBA (União Brasileira de Avicultura) e professor da Unesp e Abrahão Buchatsky, diretor do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) de Campinas.  

A última palestra será apresentada por Pratini de Moraes e terá como tema A carne  Brasileira no Mercado Internacional. O encerramento do encontro contará com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho. 

De acordo com Machado de Castro, organizador do evento, o objetivo é permitir a troca de experiências e também discutir temas que contribuam para o fortalecimento do setor. O Brasil é o principal exportador de carne de frango e deve ficar atento às questões de sanidade e também às tendências do mercado internacional, altamente competitivo. 

Além de abrigar o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, Descalvado é o segundo município mais importante na produção de carne de frango do Estado. De acordo com o IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Descalvado produziu 55 mil toneladas de carne em 2005, só perdendo para São Carlos, com uma produção de 75 mil toneladas.