Redação SI (27/03/07) – A indicação do deputado federal Reinhold Stephanes para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi recebida com surpresa pelo setor suinícola nacional.
Afinal, com tantos outros nomes diretamente ligados ao setor agropecuário cogitados para liderar o ministério, parecia pouco provável que alguém de fora da chamada bancada ruralista pudesse assumir a pasta da Agricultura.
Na opinião das principais lideranças suinícolas, no entanto, Reinhold Stephanes reúne todas as condições para desempenhar um bom papel à frente do Ministério da Agricultura e conseguir junto ao Governo Federal a atenção que o setor agropecuário brasileiro merece.
Confira a seguir a impressão de alguns suinocultores e lideranças do setor sobre a indicação de Reinhold Stephanes para o ministério da Agricultura.
“Acredito que entre os nomes apresentados para assumir o Ministério da Agricultura, o Reinhold Stephanes é dos mais positivos. O Reinhold foi secretário geral do Ministério da Agricultura na época do [Luiz Fernando] Cirne Lima, uma figura que foi importantíssima para a agricultura brasileira, o homem que criou a Embrapa. O Reinhold Stephanes foi o homem que liderou a equipe que negociou a formação da Embrapa. Trata-se de um profissional extremamente competente. Ele tem anos de experiência administrativa no Governo Federal, no Ministério da Previdência Social, o que me faz crer que ele não vai encher o Ministério da Agricultura de políticos. Ele vai agir politicamente, claro, mas acredito que ele vá respeitar os quadros técnicos do ministério e isso extremamente importante”.
Rubens Valentini, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
“Foi surpreendente para todos. Mas a experiência do Reinhold Stephanes com o setor – todos sabem que ele ajudou a fundar a Embrapa, tendo trabalhado no próprio Ministério da Agricultura – tem todas as credenciais para que possamos apostar nele. Aliás, o Stephanes é natural de um Estado que é grande produtor [o Paraná] e que tem dado sustentação ao agronegócio brasileiro. Tive a oportunidade de falar com o Stephanes antes da escolha e disse a ele que todo o segredo para uma boa gestão seria cercar-se de bons profissionais, de um bom secretário de Defesa Agropecuária, escolher um bom secretário de políticas agrícolas, investir em pesquisa, na própria Embrapa, e por em prática uma política agrícola consistente”.
Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura, ex-deputado federal e atual presidente do Partido Progressista (PP) no Rio Grande do Sul.
“Já conhecemos o trabalho do Reinhold Stephanes de outros cargos que ele ocupou no Governo Federal em gestões anteriores. O Stephanes sempre foi uma pessoa muito correta, muito atenta aos problemas brasileiros. Na pasta da Agricultura ele vai enfrentar muitos problemas, que certamente exigirão sua participação efetiva para a solução. Fiquei um pouco surpreso com sua indicação, afinal haviam vários outros nomes cotados para assumir o ministério. Deputados com um histórico ligado ao setor agrícola, mas entendo que a escolha do presidente Lula foi boa, dentro daquilo que se espera. O Stephanes tem todas as condições de prestar um bom serviço para o setor agropecuário. Há tempos o agronegócio brasileiro precisa de apoio. De alguém que realmente vista a camisa do setor primário e venha para o lado do produtor ajudar a resolver os problemas que hoje afligem a agricultura e a pecuária brasileira”.
José Adão Braun, suinocultor, líder suinícola e ex-presidente da ABCS
“Tenho que confessar nossa torcida por Valdir Colatto [deputado federal catarinense]. Mas nutro enorme respeito pelo ministro Reinhold Stephanes que é da região Sul e conhece muito bem a realidade da agropecuária brasileira e principalmente suas dificuldades. Trata-se de uma pessoa do setor, que está atento às dificuldades de nossa atividade suinícola. Pelas primeiras informações que temos, ele vai priorizar a questão da reabertura do mercado russo para a carne suína catarinense. O novo ministro olha com sensibilidade para os problemas da atividade suinícola. Vejo com muito bons olhos sua indicação e torço pelo seu sucesso uma vez que esse será nosso sucesso também”.
Volmir de Souza, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS)
“Não o conheço muito bem. Sei que não é do setor agropecuário, vem de outra área e por esse motivo ficamos bastante preocupados com sua indicação. Talvez isso venha a prejudicar algumas demandas do setor. Esperamos, porém, que o novo ministro seja uma pessoa bastante ativa, que tenha uma visão ampla do agronegócio brasileiro e que busque trabalhar para solucionar os problemas do setor produtivo para que possamos cada vez mais desenvolver o agronegócio brasileiro. Infelizmente, o produtor brasileiro nos últimos anos não tem tido o apoio que merece do governo. E a questão sanitária, todos sabemos, é de fundamental importância para que o Brasil continue avançando no mercado internacional. O novo ministro tem um enorme trabalho pela frente, e acima de tudo muita responsabilidade”.
Valdecir Folador, presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul