Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estatística da produção

Recadastramento dos suinocultores catarinenses já apresenta dados significativos sobre o setor.

Redação SI 15/03/2004 – 12h00 – Em reunião promovida pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) com as empresas de Nutrição Animal, já foi possível apresentar alguns resultados do recadastramento dos produtores de suínos de Santa Catarina.

Entre os 1.501 produtores já cadastrados pela ACCS, foi concluído que 47% trabalham com leitão em creche até 30 kg, 20% possuem ciclo completo integrado, 17, 8% são terminadores integrados, 7,3%, possuem ciclo completo particular, 6,5% produzem leitões desmamados e com um percentual de 0,3%, estão os crecheiros e terminadores particulares.

Foi concluído ainda que a dívida dos produtores de suínos de Santa Catarina é de R$ 27,75 por animal alojado e de R$ 250,22 por matriz alojada. A pesquisa relatou também que o que está sustentando os suinocultores atualmente, é em primeiro lugar a avicultura, em 2o. o gado de leite e em 3o. o gado de corte.

A reunião teve o interesse também, de apresentar as conquistas e as ações realizadas através das parcerias com as empresas de Nutrição, além de abrir as portas para demais empresas que se interessarem em formar parcerias com a suinocultura catarinense.

De acordo com o presidente da ACCS, Wolmir de Souza,  estes encontros têm a finalidade de aproximar entidade e empresas dos produtores,  até porque se a suinocultura perece, todos os segmentos que dependem da atividade, também sofrem e de posse destes dados, é possível que todos redimensionem suas atividades e seus projetos.