Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento discute inovação e se propõe a criar incubadora agroindustrial em SC

<p>Os arranjos produtivos locais serão o tema principal de um evento marcado para a próxima quinta-feira, 12 de abril, em Concórdia (SC).</p>

Redação (10/04/07) –  O "Workshop sobre Incubadoras e Parques Tecnológicos como Ferramentas de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo" pretende reunir empresas públicas e privadas para discutir a criação de uma incubadora de base tecnológica ligada às cadeias de carne e leite na região do Alto Uruguai catarinense. O evento vai acontecer no Clube 29 de Julho, das 8h30m às 18h30m, e deve reunir mais de 300 pessoas.

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das promotoras do workshop, juntamente com a Universidade do Contestado (UnC). Também participam como apoiadoras a Epagri, Escola Agrotécnica Federal de Concórdia, Secretaria Estadutal do Desenvolvimento Regional, Prefeitura de Concórdia, Associação Empresarial de Concórdia (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Banco do Brasil, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Crecerto, Sindicato do Comércio de Concórdia, Senai e Senac.

Antes de discutir a formação da incubadora, os participantes do workshop vão acompanhar várias palestras sobre como fortalecer os arranjos produtivos locais. A primeira será de João Steiner, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Ele vai falar sobre "Incubadoras e parques tecnológicos como ferramentas de desenvolvimento regional", a partir das 9h. Steiner pretende mostrar como as incubadoras podem dar oportunidades valiosas a jovens empreendedores.

Na seqüência, às 10h, Flávio Gryspan, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), tratará sobre "A experiência de incubação e parques tecnológicos". Ele apresentará um panorama brasileiro e mundial sobre a utilização das incubadoras como instrumentos de desenvolvimento regional. No início da tarde, às 13h30m, Eliza Coral, do Senai/SC, abordará "A importância da inovação para o desenvolvimento regional" na palestra prevista para abrir a segunda parte do workshop. "Debater como órgãos públicos e privados precisam trabalhar juntos para inovar será muito importante", disse o pesquisador Cláudio Bellaver, chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Suínos e Aves.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Jean Kuhlmann, encerrará as palestras do evento apresentando o tema "Fontes de recursos públicos para inovação". A partir das 17h30m, os participantes serão divididos em grupos. As discussões dos grupos serão a base para a montagem do relatório final do evento e para a criação de uma incubadora agroindustrial em Concórdia. A entrada no workshop é gratuita é o evento é direcionado especialmente a administradores, empresários, lideranças, investidores, prefeitos, secretários municipais, professores e pesquisadores.