Redação SI 03/09/2003 – Duas celas parideiras na entrada do Pavilhão de Suínos, com as mamães suínas dando de mamar aos seus leitões recém-nascidos. Foi a natureza que roubou a cena no Pavilhão de Suínos da Expointer este ano. As celas parideiras tem atraído grande público, a maioria consumidores urbanos, que, assim, podem conhecer as condições de higiene exemplares como são produzidos os suínos atualmente.
Como uma das ações de promoção da carne suína no RS, durante a Expointer estão sendo distribuídas receitas culinárias. A distribuição é intensificada nos finais de semana, quando o número de visitantes no Parque Assis Brasil aumenta. No Pavilhão de Suínos estão expostos seis banners de 4mx4m, com fotos de pratos à base de carne suína. Para dar água na boca dos vistantes.
O presidente da ACSURS, Gilberto Moacir da Silva, mostra-se satisfeito com a feira deste ano. Segundo ele, o Restaurante da ACSURS tem recebido muitos elogios dos frequentadores, o Pavilhão de Suínos tem sido bastante visitado, a crise da suinocultura está amenizando, com boas perspectivas para o setor. Além disso, a esperada CPI das Carnes está cumprindo sua função. Gilberto aposta nos resultados positivos do trabalho da CPI. E espera que ela enfoque a questão das taxas e tributos, aproveitando que estes assuntos estão na pauta nacional, com a discussão da Reforma Tributária.
Julgamentos
Nesta terça e quarta feiras (2 e 3/09) acontecem os julgamentos das raças suínas Duroc, Landrace e Large White. O total de inscritos nas três raças este ano foi 146 animais. O jurado é Werner Meincke, veterinário e vice-presidente da ACSURS.
Apesar do número menor de inscritos, a Expointer tem mais suínos no Parque este ano que em 2002. Dos 168 inscritos no total (incluindo os cruzados), 114 estão expostos. Em 2002 eram 247 inscritos, dos quais apenas 107 compareceram no Parque Assis Brasil. Este ano os suinocultores fizeram uma pré-seleção antes da inscrição, a fim de evitar gastos com exames e taxas. O resultado é que uma maior porcentagem de inscritos compareceu à feira.