Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Expointer: setor suinícola implanta Conselho Operacional do Fesa

A SAA em parceria com o Sips, com a Acsurs e com a Fetag implantou o Conselho Operacional do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), responsável por questões relativas ao setor.

Redação SI 28/08/2002 – Nesta terça feira (27), durante reunião realizada na Expointer 2002, em Esteio, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), em parceria com o Sindicato da Indústria de Produtos Suínos no Estado do Rio Grande do Sul (Sips), com a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag) implantou o Conselho Operacional do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), responsável por questões relativas ao setor.

Além disso, as entidades discutiram quatro temas de interesse fundamental para a suinocultura: o plano de contingência para erradicação da peste suína clássica, a implantação do sistema único de identificação de suínos, monitoramento sorológico e o relatório da missão européia que visitou, no mês passado, o Estado de Santa Catarina.

Conforme o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, este fórum foi de grande importância, pois a discussão dos temas de interesse do setor possibilitam um melhor planejamento das atividades na defesa sanitária. “O encontro vai qualificar ainda mais a produção suinícola, justamente no momento em que a tônica mundial é a segurança sanitária e alimentar”, destacou.

Para o diretor do Departamento de Produção Animal da SAA, Walter Leo Verbist, a participação dos produtores e da indústria no processo de tomada de decisões é fundamental para a qualificação das ações sanitárias implementadas, tanto em âmbito estadual quanto federal. O Conselho Operacional deverá se reunir nas próximas semanas com o objetivo de verificar mais a fundo as discussões relativas a cada assunto abordado na reunião desta terça-feira.