Redação (05/11/2008)- Dirigentes sindicais e líderes do agronegócio se reuniram nesta terça-feira, dia 4, em Florianópolis, participando de seminário e assembléia geral da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), no Hotel Cambirela, para discutir os desafios do agronegócio face à crise financeira internacional. Participarão da programação cerca de 100 presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões do território catarinense.
O programa iniciou com pronunciamento do presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. Às 10 horas, uma das maiores autoridades em mercado de lácteos do país, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura, Rodrigo Alvim, palestrou sobre o mercado e o futuro do leite.
Na seqüência, o gerente de mercados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Suínos (Abipecs), Jurandir Machado, falou sobre os cenários da suinocultura no Brasil e no mundo.
Às 11 horas da manhã foi apresentada a previsão orçamentária da Faesc para 2009 e discutidos temas relacionados com o agronegócio.
Às 14 horas iniciou-se palestra da consultora do Sebrae, Flora Pachalski. O comportamento do mercado de grãos (soja, milho, trigo e arroz) foi o tema da exposição do consultor da Agroconsult, Jailton Pereira dos Santos.
A última atividade (17h15) consistiu de apresentação de relatório sobre a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Santa Catarina pelo presidente do conselho de administração José Z. Pedrozo e pelo superintendente Gilmar Zanluchi.