Redação AI (30/07/07) – De acordo com a superintendente da Avimig, Marília Martha Ferreira, o momento é favorável para a avicultura de Minas e do Brasil. “Para os mineiros, especialmente, esta fase é de otimismo, recuperação de perdas e até de lucro, como no caso do setor de ovos, que amargou grandes dificuldades no ano passado.” Ela explica que os ovos estão alcançando boa cotação no mercado interno, e o Estado confirmou no primeiro semestre sua condição de líder absoluto nas exportações do produto in natura, com receita da ordem de US$ 2,5 milhão no primeiro semestre deste ano contra US$ 1,5 registrados em todo o ano passado. A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do País, depois de São Paulo, e coloca anualmente no mercado 8,5 milhões de caixas de trinta dúzias. A maior referência em produção de ovos do Estado é a região Sul, onde se encontra a Granja Mantiqueira, de Itanhandu, que registra o maior volume de embarque e receita do produto in natura. A granja respondeu, em 2006, por 90% do faturamento das exportações de ovos de todo o País. Neste ano a Mantiqueira continua liderando as vendas do setor no mercado internacional, agora contando desde junho com a companhia do Aviário Santo Antônio, também do Sul de Minas (Nepomuceno).
A superintendente acrescenta que Minas Gerais mostrou também um bom desempenho nas exportações de carne de frango, com embarques da ordem de 53 mil toneladas nos primeiros cinco meses deste ano, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef). “No ano passado, de janeiro a dezembro, foram registradas vendas de cerca de 103 mil toneladas, e agora existe a expectativa de resultado superior, principalmente se houver uma redução do desnível entre a cotação do real e a do dólar, que atualmente supervaloriza a moeda brasileira”, diz Marília Martha.
A produção estimada de Minas Gerais, no ano passado, foi de 340 milhões de frangos, ou cerca de 800 mil toneladas, representando quase 8% da produção nacional”, finaliza a superintendente da Avimig.