Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Feira cooperativista deve gerar um bilhão de dólares em negócios

<p>Pelo menos quatro cooperativas paulistas estão confirmadas para negociações entre compradores da Espanha e Portugal.</p>

Redação (27/10/2008)- Agendamentos de negócios no estande da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) vão acontecer nos três dias do evento, que encerra no sábado (25/10). A ICA-Expo, uma iniciativa da ACI, reunirá organizações e líderes cooperativistas de mais de 25 países

A OCB realiza em seu espaço, na ICA-Expo 2008, uma série de rodadas de negócios entre cooperativas e potenciais compradores estrangeiros. A primeira feira internacional de cooperativismo que começou hoje, em Lisboa, será uma oportunidade para cooperativas que ainda não comercializam seus produtos no mercado externo conhecer as tendências de consumo.

 Para hoje estão confirmadas negociações entre potenciais compradores da Espanha e Portugal com as cooperativas mineiras Cogran (frango), Conap (mel), Nutricoop (produtos alimentícios), Connai (tecnologia), Coocen (cachaça); as unidades paulistas, Coplana (amendoim), Coacavo (milho e soja), CCB (cultural) e Coagrosol (sucos), nos estandes da OCB.

Até o final da ICA-Expo, outros produtos como rendas, couro, café e laticínios serão negociados entre cooperativas brasileiras e compradores estrangeiros, prevê o gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, que acompanha as cooperativas brasileiras.

Para o presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, que acompanha o evento em Portugal, as rodadas são uma oportunidade para as cooperativas paulistas participarem, pela primeira vez, de negociações internacionais e se adequarem ao mercado externo. "Para muitas, este é o primeiro contato com compradores internacionais, o que abrirá as portas para a exportação dos nossos produtos", salienta.

A expectativa, segundo a organização do evento, é de gerar mais de "um bilhão de dólares em negócios".