Redação (08/03/07) – A previsão é de que o evento, que reunirá dezenas de expositores e 22 associações que atuam na região, receba cerca de cinco mil visitantes por dia.
Segundo o prefeito do município, Carlos Eduardo Bastos Leite, a feira tem por objetivo atrair novos investidores, fortalecer a presença do município no segmento, incentivar o desenvolvimento da agricultura, do pequeno produtor rural e, principalmente, diversificar a economia local. “Nossa economia precisa ser ampliada. Há muitos anos, o município era conhecido pelas inúmeras casas de farinha que possuía, e hoje quase não se vê mais isto. Precisamos ampliar emprego e renda”, disse o prefeito.
De acordo com ele, a feira é mais um passo para o fortalecimento do setor agrícola local, que prevê ainda a criação de cooperativas rurais e de uma marca de farinha de mandioca. A 1ª AGROPOJUCA, uma realização da prefeitura em parceria com o governo do estado, vai acontecer no Parque Municipal de Vaquejada e Eventos e estará aberto ao público na quarta e quinta-feira (14 e 15.03) das 9h às 20h, na sexta e no sábado (16 e 17.03), de 9h às 21h e no domingo (18.03) das 9h às 20h.
Os diversos cursos que serão oferecidos gratuitamente à população devem ser tornar um capítulo importante do evento: serão ministrados para os produtores rurais cursos de doces em compotas, de pecuária leiteira, de ovinocaprinocultura, de adubação e de nutrição animal.
Durante o evento a Petrobras vai fechar parceria com a prefeitura para o plantio de amendoim e pinhão manso – produtos que serão utilizados na produção do biodiesel. A iniciativa é para incentivar a produção de biodiesel no município. Serão apresentadas aos visitantes ainda as empresas Bahia Casings, que atua na fabricação de embutidos e que entra em funcionamento este mês, a Toyana – empresa japonesa de sacarias e alças de bag, e a Malinor (Unidade da Marilan no Nordeste) produção de biscoitos, que estão em fase de negociação para atuação em Pojuca.
Campeonato Baiano de Cavalo
Durante a 1ª AGROPOJUCA será lançada a I Etapa Pojuca do Campeonato Baiano de Cavalo de Passeio, uma prova reconhecida pela Associação Baiana de Criadores de Cavalos (ABCC) que já faz parte do calendário oficial de esportes do estado da Bahia. O campeonato consiste em analisar e escolher as melhores marchas (passos) dos animais participantes. São sete categorias: marcha batida, marcha picada, trotada, largo, muar, amazonas e mirim. O animal que marchar melhor na pista, seguindo alguns critérios de classificação, vence a prova, sendo que serão escolhidos três ganhadores por categoria.
Outra atividade que também faz parte da programação é a Prova Team paning, um esporte em equipe que conta com a participação de muitas famílias. O esporte consiste na apartação dos bovinos. A primeira edição deste evento pretende fazer com que o esporte seja também inserido no calendário oficial do ano de 2008.
Projeto Empreendedor Rural do Futuro
Recepcionados por instrutores especializados as crianças da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública poderão participar do Projeto Empreendedor Rural do Futuro. Com atividades direcionadas especialmente para eles, os participantes mirins poderão conhecer técnicas agrícolas – máquinas, equipamentos modernos e atividades nas áreas da medicina veterinária e da agronomia. Outra atividade que faz parte da programação é o Teatro Educativo, que vai abordar temas sobre a qualidade dos alimentos que devemos consumir, como a carne e o leite. Além disso, haverá passeios de pônei e outras atividades lúdicas para a garotada.