Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fim de ano mais caro

<p>Consumidor deve ficar atento na hora de comprar carnes para as festividades, afinal os preços subiram consideravelmente.</p>

Redação (22/11/2007)- O consumidor já pode preparar o bolso para um gasto maior com a ceia de Natal este ano, segundo a Amas (Associação de Supermercados de Mato Grosso do Sul). É que o preço de produtos de peso nesta época, como carnes de suínos, bovinos e aves subiu consideravelmente.

O presidente da entidade, Adeilton Feliciano do Prado, ressalta que o preço do peru e do chester teve salto de 10%. Já nas carnes, de suínos e bovinos, a reação acumulada chega a 25%. Isso porque o boi está em alta, devido à oferta reduzida e o preço do milho encareceu o custo de produção de suínos.

Outro produto típico da época é o panetone, cujo preço aumentou em 5%, desta vez em função da alta da farinha de trigo.

Bebidas – Se por um lado o preço de alimentos que compõe a ceia está mais alto, de outro, as bebidas importadas tiveram redução, por conta da cotação do dólar, que têm fechado na casa de R$ 1,76. São principalmente os vinhos que tiveram redução de preços. As cervejas, champanhes e espumantes se mantiveram no mesmo patamar de 2006, segundo Prado.

O setor está otimista quanto ao Natal. "Esperamos um dos melhores finais de ano dos últimos tempos", diz. No acumulado deste ano os supermercados tiveram vendas 6% maiores. De um modo geral, os supermercados não terão horário especial de funcionamento, segundo a Amas. A maioria já funciona até às 22 horas, aos domingos e há unidades que atendem 24 horas.