[quotes_menu]

Mercado interno

Fluxo nos portos do Paraná tem alta de 7% em abril, impulsionados por frango e soja

No quadrimestre, os portos movimentaram mais de 19 milhões de toneladas

Fluxo nos portos do Paraná tem alta de 7% em abril, impulsionados por frango e soja

Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, tiveram um aumento de 7% na movimentação de cargas em abril, com um total de 4.952.059 toneladas de produtos exportados e importados. Esse volume é maior que as 4.614.088 toneladas movimentadas no mesmo período do ano anterior.

No quadrimestre, os portos movimentaram mais de 19 milhões de toneladas, um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2022. As exportações superaram as importações em volume e percentual tanto em abril quanto nos primeiros quatro meses do ano.

De acordo com o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, os produtos mais exportados neste ano foram os do complexo soja (grão, óleo e farelo), açúcar e frango, sendo que o último foi exportado em contêineres e os demais a granel. Mais de 62% de tudo o que os portos movimentam são de embarques.

Os cinco principais destinos das cargas exportadas pelos portos do Paraná são China, Japão, Coreia do Sul, Holanda e Índia. Em abril, as exportações somaram 3.175.309 toneladas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para o aumento de quase 100% nas exportações de soja em grão.

No quadrimestre, um total de 11.952.978 toneladas foram exportadas, um aumento de 9% em relação ao ano passado. Já nas importações, houve um aumento de 6% em abril, mas uma queda de 11% no acumulado do quadrimestre, com destaque para o aumento no desembarque de fertilizantes em abril.

Gabriel Vieira destaca que o aumento de 2% na movimentação total do quadrimestre, considerando os dias a mais de chuva deste ano, é muito positivo e confirma os esforços em serem mais produtivos e eficientes em seus tempos operacionais.