Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango abatido no Paraná terá selo de qualidade

Ministério da Agricultura fará análise dos produtos selecionados.

Redação AI 17/07/2003 – O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) está desenvolvendo um projeto que prevê o monitoramento dos produtos fabricados nas 32 empresas associadas à entidade e a criação do “Selo de Qualidade do Frango Paranaense”. O programa deve ser colocado em prática até meados de agosto e conta com apoio do Ministério da Agricultura, que fará a análise dos produtos selecionados.

A proposta foi criada pelo Sindiavipar com o objetivo de monitorar a qualidade e a sanidade da produção de frango de corte do Paraná, estado líder nacional do segmento.

A descoberta de lotes de frango de corte comercializados no Brasil que estavam acima do limite de hidratação permitido, que é de 8%, fez nascer a necessidade de se criar um mecanismo de controle. Desde então as entidades que representam a indústria de frango do Brasil – União Brasileira de Avicultura (UBA) e Associação Brasileira das Empresas Exportadoras de Frango (Abef) – formalizaram uma parceria com o Minstério da Agricultura para a criação de um selo de garantia da produção. Entre todos os estados brtasileiros, o Paraná é o primeiro estado a colocar a idéia em prática.

Garantia

O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, afirma que “desta forma, estaremos premiando as empresas que respeitam a sociedade e policiando a ação daquelas que se utilizam de fraudes competindo de forma desleal”.

Martins explica que este projeto conta com o envolvimento de todo o setor avícola, com o objeto de garantir ao mercado consumidor que o frango paranaense apresenta padrões de qualidade e sanidade. “Há um entendimento comum, entre todos os produtores avícolas do estado, de que é preciso sinalizar ao consumidor que nosso produto está de acordo com os mais rígidos padrões de qualidade praticados no mundo”, diz.

Exportação

Martins avalia que o maior benefício deste selo de qualidade é garantir que a produção enviada para o mercado externo conta exatamente com as mesmas técnicas de produção utilizadas no mercado interno. Ele informa que a entidade vai participar ativamente do monitoramento das agroindústrias do estado. “Haverá inclusive a possibilidade das pessoas telefonarem para a sede do Sindiavipar para solicitar o monitoramento de produtos”, informa.

Serviço: Sugestões e pedidos de monitoramento podem ser feitos pelo telefone (41) 224-8737.