Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Frango caipira em larga escala

Criadores de frango caipira de Uberaba (MG) discutem viabilidade de produção em larga escala respeitando critérios de sanidade animal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cerca de 50 criadores de frango caipira e representantes de entidades classistas do agronegócio de Uberaba estiveram reunidos ontem (27/10) na Certrim com o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, para discutir a viabilidade de um projeto inédito para a criação de frango caipira em grande escala. O evento, de iniciativa da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e Secretaria Municipal de Agricultura, tem como finalidade fazer um estudo do criatório de frango caipira na região para conhecer a produção existente, em seguida elaborar um planejamento para dar condições ao criador de organizar a produção respeitando os critérios de sanidade animal decretados pela legislação federal. “Para viabilizar este projeto, criamos uma comissão especial composta por profissionais e produtores responsáveis pela viabilidade deste sistema. Só ouvindo os criadores saberemos a necessidade e as dificuldades que surgem no campo”, explica Luiz Henrique Borges, presidente da Certrim.

A comissão especial é formada por cinco criadores e representantes da Emater/MG, Certrim, Sagri, Sindicato Rural, Ministério da Agricultura e IMA.

Para o diretor geral do IMA, o sucesso deste empreendimento depende da mobilização dos criadores e dos representantes de classe do município, que darão um direcionamento legal à implantação desta produção no município, que é uma iniciativa inédita em todo o estado. “Essa reunião inicial é necessária para regulamentar uma produção que já existe e faz parte da nossa cultura. Mas precisa de alguns ajustes para agregar valor e melhorar a produtividade dos criadores”, complementa.
Agora esta nova comissão tem o desafio de elaborar o projeto até dia 7 de dezembro deste ano, data final que o Ministério da Agricultura estipulou para mudar as diretrizes hoje apresentadas na Instrução Normativa nº 56/2007, que regulamenta os serviços de defesa sanitário animal nos estabelecimentos avícolas de reprodução e comercial.

Para finalizar o encontro, a diretoria da Certrim convidou todos os participantes para saborear um frango caipira ao molho feito no restaurante do lago no Jockey Club de Uberaba.