Redação AI 20/10/2003 13h50 – Empenhado em construir o Pólo Orgânico da Região Centro Serrana capixaba, o projeto agropecuário orgânico da Estação Agroecológica Domaine Ile de France, localizado em Pedra Azul, Domingos Martins (ES), recebeu oficialmente no final de setembro o certificado internacional como o primeiro frango caipira orgânico certificado do Brasil, conferido pelo IBD (Instituto Biodinâmico), de Botucatu (SP). O Projeto, desenvolvido em 87 hectares orgânicos, possui um abatedouro com selo de inspeção federal (SIF) e capacidade instalada de 80 toneladas/mês, um dos maiores do mundo no abate comercial de aves orgânicas.
O primeiro frango caipira orgânico do Brasil, batizado com a marca Coq, foi oficialmente apresentado no estande do IBD na BIOFACH Brasil, realizada nos dias 26 e 27/09, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, tendo despertado o interesse de compradores ingleses, libaneses e japoneses. “A criação de aves orgânicas, de complexa produção, preenche uma lacuna também no mercado interno que já tem carne bovina orgânica”, afirma o Presidente do IBD, Alexandre Harkaly. Na mesma feira internacional de orgânicos do Rio foi apresentado também o ovo caipira orgânico em embalagem reciclável de seis unidades.
Produção orgânica
Além da criação a pasto, as aves caipira orgânicas colocadas no mercado têm sua alimentação diária feita com milho, farelo de soja, sorgo e mandioca orgânicos, complementados por folhagens, legumes, verduras e frutas, todos certificados e com rastreamento. São tratadas com homeopatia e fitoterapia à base de limão, própolis e alho, sem a utilização de qualquer antibiótico, hormônio, promotores de crescimento, agrotóxicos ou adubos químicos. As aves são da linhagem francesa conhecida no Brasil como label rouge, escolhidas pela sua rusticidade na criação a campo e por serem consumidas em todo o mundo pelo seu sabor, maciez e pouca gordura, sendo também consideradas por gourmets como especiarias, originando o prato predileto dos franceses aos domingos, o coq au vin (galo ao vinho tinto).
O frango orgânico Coq começa a chegar ao mercado brasileiro até dezembro, começando pelo ES, SP e RJ e representa o trabalho de quatro anos de estudos e de pesquisas no Brasil e exterior feitos pela Estação Agroecológica Domaine Ile de France. O diretor da Domaine, Joaquim Silva, agricultor e advogado em Vitória, disse que “valeu a pena chegar onde chegamos, produzindo proteína animal com todas as garantias do alimento seguro para o consumidor nacional e internacional”.