De acordo com o presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), João Jorge Reis, o consumo de frango no Ceará, principalmente em Fortaleza, continua crescendo. Atualmente, o consumo per capita é em torno de 40 quilos por ano, com tendência de crescimento pelas vantagens que o produto oferece.
“Entre os fatores que contribuem para a expansão do consumo de frango no estado do Ceará, está o preço acessível do produto, que hoje custa entre R$ 3,50 e R$ 4,00, a facilidade de encontrar a carne, que é comercializada em praticamente todos os açougues, mercados e supermercados, e o fato de ser uma carne branca, mais saudável que outros tipos de carne”, analisa Reis.
O presidente da Aceav destaca que o crescimento do consumo de frango vem crescendo paulatinamente no Estado. Em 2007, o consumo anual por pessoa era de 20 quilos em 2007. No ano passado, esse número chegou a 35 quilos e hoje já é de 40 quilos por pessoa ao ano. “Existe uma tendência de aumento de consumo da carne branca, principalmente a de frango, pois além de ter um bom preço e ser saudável, o sabor também agrada bastante”, diz.
Na semana passada, João Jorge Reis viajou para Barreiras, na Bahia, para participar de reunião com produtores de milho irrigado a fim de negociar o abastecimento das granjas cearenses com o produto. Conforme Reis, apesar de o abastecimento de insumo para a avicultura cearense estar normalizado, o contrato com os produtores de Barreiras é para evitar que o produto venha a faltar no futuro.
Atualmente, a produção de frangos e ovos no Estado permanece estável, atendendo satisfatoriamente à crescente demanda do consumo interno. A produção semanal de frango no Ceará é de aproximadamente 4 milhões de quilos. Já a produção semanal de ovos alcança a marca de 22 milhões de dúzias.