O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Cléver Ávila, estimou hoje que a produção de 2009 deve ficar estável em comparação ao ano passado, e que a tendência é semelhante para 2010, considerando o cenário atual. A demanda mundial está mantida, comentou o dirigente, mas as condições macroeconômicas prejudicam o real em comparação a outras moedas.
Para compensar a desvantagem cambial, ele lembrou que o setor propôs ao governo a redução de impostos e taxas relacionadas à produção para exportar.
Barreiras comerciais também preocupam o setor. Ávila citou que está prevista a entrada em vigor, em abril de 2010, de regulamento na União Europeia que modifica, entre outros aspectos, o conceito de carne fresca. Pela medida, o produto que passou por congelamento não será mais considerado como carne fresca.
Cerca de 400 participantes discutem aspectos técnicos da avicultura em simpósio realizado na cidade de Balneário Camboriú (SC). O 8º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição reúne técnicos e empresários do setor.