Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fraude

<p>Ministério vai punir empresas que vendiam frango com excesso de água.</p>

Redação AI 29/07/2005 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concluiu processos administrativos e vai punir 40 empresas que venderam frangos com volume de água acima do permitido. A legislação permite que o frango congelado ou resfriado tenha apenas 6% de água. O Ministério da Agricultura encontrou produtos com até 23% o que eleva o peso do produto.

Durante o processo de produção, o frango é resfriado em tanques de água para impedir o crescimento de bactérias. Muitas empresas não deixam a água escorrer ou usam aditivos ilegais para manter a água ressalta Murilo Diversi, especialista em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Ele acrescenta que a entidade vai comunicar o fato ao Depar- tamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).

A lista está disponível no site do Idec. Dentre as empresas que não cumprem a lei estão Sadia, Perdigão, Seara Alimentos e Cooperativa Central Oeste Catarinense. A União Brasileira de Avicultura (UBA), que representa as empresas, informou que não tem conhecimento da lista e, por isso, não poderia se pronunciar sobre o assunto.