Produtos congelados com mais de 6% de água é considerado fraude, alerta o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Os fabricantes muitas vezes adicionam o líquido em excesso para aumentar o preço.
A reportagem da EPTV fez o teste e constatou que, na balança, um pacote de frango inteiro congelado pesou 3,360 quilos. Cinco horas depois, o recipiente com a ave ficou cheio de água e, ao voltar para a balança, o peso caiu para 2,930 quilos, ou seja, 13% de água.
O diretor do departamento de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa, diz que as providências já estão sendo tomadas para solucionar o problema. “Nosso laboratório está trabalhando para definir novas metodologias de análise e, atualmente, um documento do mês de março de 2010 restringiu o uso da máquina injetora para temperar o produto”.
Mas enquanto uma solução efetiva não aparece, a dica do diretor do Procon de Ribeirão Preto (SP), José Luiz Pontim, é que se compre o frango apenas refrigerado, que não apresentará o problema.