Redação SI (14/12/06) – O governador reeleito de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira, confirmou em reunião com suinocultores que problema do embargo russo à carne suína é pura e exclusivamente comercial e que poderá se resolver com a compra de aviões dos russos.
Silveira confirmou que assim que assumir o Governo, irá solicitar nova rodada de negociações com o Governo Federal para reabrir o referido mercado e nestas reuniões a companhia do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) será imprescindível. Estas declarações foram feitas na tarde da última quarta-feira (13/12), quando da visita do Governador reeleito à Concórdia.
O presidente da ACCS cobrou do governador reeleito uma posição mais forte e um empenho maior para resolver este problema, porque a situação da suinocultura catarinense está dramática. Souza ressaltou que nesta época de final de ano, com o N
natal chegando, deveriam ser momentos de paz e tranqüilidade, mas não é o que ocorre, porque o suinocultor está na falência e não se percebe uma solução em curto prazo. “A agonia que nós produtores estamos passando é desumano, não é justo que além de todo sacrifício que fizemos o ano todo, trabalho pesado e sem lucros, ainda temos que passar um Natal triste e sem expectativas positivas para 2007”, reclamou.
Na reunião na ACCS participar ainda além de suinocultores, o Deputado Federal Eleito Valdir Colatto, Deputado Estadual reeleito Moacir Sopelsa e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Idair Pedro Piccinin.